Olá, boa tarde.
Tenho uma dúvida em relação à aplicação do BDI na planilha de custos.
Entendo que o BDI é composto pelas despesas indiretas, lucro estimado e despesas fiscais, que variam conforme o regime tributário da empresa. Minha dúvida é sobre como relacionar o valor do BDI com o custo total da planilha.
Por exemplo: elaborei uma planilha de custos para 2 vigilantes noturnos, cujo valor total ficou em R$ 16.000,00.
O cálculo do meu BDI resultou em 14,92%.
Nesse caso, gostaria de confirmar se o procedimento correto é somar esse percentual ao valor da planilha (ou seja, aplicar 14,92% sobre os R$ 16.000,00) para obter o valor final da proposta.
Faço assim para composição do módulo 6 - Custos Indiretos, Lucro e Tributos:
-
Soma-se os módulos 1 a 5 e multiplica sobre o percentual atribuído como custos indiretos, para se ter o valor de custos indiretos;
-
Soma-se os módulos 1 a 5, mais o valor dos custos indiretos e, multiplica sobre o percentual atribuído como Lucro, para se ter o valor do Lucro (veja, o lucro aqui é antes dos tributos);
-
Aqui muda um pouquinho o método:
3.1) apure o percentual de ISS (D%), PIS (E%) e COFINS (F%);
3.2) apure o Valor total mensal por empregado, utilizando o seguinte método: some o valor dos módulos 1 a 5 (A), mais o valor dos custos indiretos (B), mais o valor do lucro (C).
A fórmula ficaria assim: (A + B + C) ÷ ((1 - ( D% + E% + F%))
3.3) para encontrar o valor os ISS, PIS e COFINS, o resultado do cálculo do valor mensal por empregado e multiplique pelos percentuais de ISS, PIS e COFINS.
A soma das alíneas que compõe o módulo 6 deve bater, ou seja, a soma dos custos indiretos + Lucro + ISS + PIS + COFINS, bem como a soma de todos o módulos (1 a 6) deve bater com o valor mensal por empregado.
1 Like