Anexação de proposta e documentação de habilitação (erro de extensão)

Prezados, estou operando um Pregão Eletrônico para contratação de serviços de vigilância desarmada em diversos municípios do meu estado (Ceará). Ocorre que a empresa melhor classificada no momento anexou a PROPOSTA DE PREÇOS e DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, antes da sessão de abertura. Porém, ao consultar tais anexos, surge a mensagem que “este arquivo não tem um aplicativo associado a ele para executar esta ação…”. SOLICITEI já por 03 (três) vezes o reenvio da documentação, MAS O ERRO PERSISTE. Paralelo a isso já recebi e-mail de concorrente me exortando a desclassificar a empresa por “não ter anexado os documentos” (o que não é a realidade. Foram anexados, não estão sendo possíveis de serem abertos).

PERGUNTO: Para evitar a desclassificação da melhor proposta, posso aceitar, dando ciência pelo chat, o envio da documentação via e-mail comum (GMAIL)???

Alberto,

Por acaso você já tentou colocar a extensão “.pdf” manualmente nos arquivos. Isso poderia ser uma falha do próprio sistema o que não justificaria a desclassificação da empresa. Digo isso porque já me deparei com essa situação. Resolvi como propus, mas não funcionou para todos os arquivos se bem me lembro.

Essa falha pode estar relacionada ao envio de arquivos pdf avulsos diretamente no sistema. Então você também poderia tentar confirmar/orientar a licitante a encaminhar os arquivos em uma pasta compactada com extensão “.zip” ou “.rar”.

Diego, prezado, já tentei isso também. Alterei pra extensões “pdf, zip, rar” e NADA… Agora tem um fato novo: a empresa enviou dois email-s contendo os arquivos. Um falhou, o outro abre. O PROBLEMA é que a empresa concorrente alegou (também por e-mail) que a empresa em análise deveria ser desclassificada “por não ter enviado a documentação”… Enviou, só não abre, pelo comprasnet.

Alberto, já tentou abrir os arquivos em outra máquina? Fiz isso quando esse erro apareceu para mim e deu certo.

Já tentamos isso também… Parece que o problema vem de lá, da máquina da empresa… Mas, estranhamente, pelo gmail, em um dos envios, pudemos abrir. Só que não é pelo chat do comprasnet… E já existe concorrente protestando e pedindo a desclassificação da empresa.