Aditivo para inclusão de posto no contrato

Amigos, bom dia! Gostaria de saber se há algum impedimento para realização de aditivo contratual para inclusão de novo posto de mão de obra, cujo objeto do contrato é fornecimento de mão de obra.
Pode ser feito por aditivo para essa inclusão qualitativa?
Desde já agradeço.

Olá, @Gustavo_Tenorio !

Qual o objeto? Vigilância, limpeza, apoio administrativo, etc…?

olá Iago, seria prestação de serviços de locação de mão de obra para apoio e manutenção predial,
limpeza, conservação e higienização de bens móveis e imóveis (compreendidas vias e logradouros
públicos, urbanos e rurais) e serviços administrativos, reparos, reformas e obras de execução direta pelo
município. E a função a ser incluida seria de cozinheiro. Fiquei na dúvida se descaracterizaria o objeto do contrato.

@Gustavo_Tenorio,

Vai depender muito de como exatamente está definido o objeto do seu contrato. Não existe resposta única e válida para todo e qualquer contrato no que diz respeito à alteração qualitativa.

No entanto, enquanto a alteração quantitativa do contrato visa unicamente alterar a quantidade do objeto já contratado, na alteração qualitativa, a Lei n° 14.133, de 2021, permite “modificação do projeto ou das especificações” e a “modificação do regime de execução”, mas sempre do MESMO objeto, sem transfiguração do mesmo em outro objeto.

Se o posto de cozinheiro já não constar do contrato, me parece não ser possível adicioná-lo via termo aditivo, pois é um objeto que não foi licitado.

Não parece se tratar de alteração de especificação e sim de mudança de objeto.

2 Likes

Poxa! Obrigado @ronaldocorrea, essa era meu receio mesmo. Obrigado pela Ajuda, como sempre! Esse Grupo é muito top!

2 Likes