Vigência Contrato

Boa tarde, trabalho em um consórcio público de saúde e temos dificuldade na seguinte situação
É comum que os contratos com credenciados (médicos, clínicas) extrapolem o valor estipulado antes do prazo final, os municípios não mandam demanda para nós e entendo que é difícil prever quantas pessoas vão precisar de atendimento. E assim, tem credenciado, que emite por exemplo R$ 2.000,00 por mês normalmente, aí em um mês emite 100.000,00 extrapolando as vezes, mais de 50% o contrato.
Aí o que acontece é praticamente impossível fazer um novo contrato quando fecha 100%, os sistemas não controlam isso. Aí também se acaba o saldo, é complicado ter que impedir que o credenciado atenda os pacientes.

Aí minha dúvida é teria a possibilidade de colocar um cláusula que permitisse que fazer um novo contrato com outro em vigência, mencionando que só teria validade assim que acabasse o saldo do outro. Aí já ajudaria em alguns casos, digamos que o contrato está em 90% aí já elaboramos outro.
Não sei se entenderam, é complicado até de explicar.

Oi, @Adelita_Chruschlski1

Realmente, não sei se entendi. Mas fiquei com a impressão de que parece haver falha sistemática na estimativa de demanda, se é comum que os contratos extrapolem o combinado. Não seria o caso de melhorar a metodologia de estimativa?