Viabilidade econômica do agrupamento do objeto

Pessoal, sei que esse assunto já foi bem elucidado aqui, mas gostaria de saber se alguém tem um estudo bem acurado sobre a viabilidade econômica de agrupamento de itens referentes à material de consumo para disponibilizar?

@Genilsa,

Eu já postei antes aqui no Nelca um parecer técnico que eu elaborei, para justificar o agrupamento de itens.

Segue o link: Parecer 0023 2015-SELOG SR DPF SE (Agrupamento de itens - Classificação ABC) (3).rtf.pdf - Google Drive

6 curtidas

Prezado @ronaldocorrea,

Ao tempo em que agradeço a disponibilização do parecer acima, informo que o link não está direcionando a um endereço web válido.

@RaonyLima,

Testei o link aqui e abriu normalmente. Infelizmente não estou conseguindo anexar diretamente aqui no Nelca. Só consigo compartilhar via link mesmo. O arquivo está na minha pasta do Google Drive.

Se for o caso, te envio por e-mail.

Obrigado por compartilhar esse parecer expondo o emprego da classificação ABC para fundamentar a formação de grupos na licitação.

Muitas vezes já me deparei com situações em que havia itens com preços muito baixos, em que eu já previa risco de serem desertos ou, caso fossem adjudicados, que haveria um problema na execução contratual, mas por falta de argumentação técnica, me vi de mãos atadas e tive que licitar separadamente, por ser a regra.

Definitivamente precisamos de mais conteúdos como esse no grupo e talvez menos discussões sobre aspectos essencialmente jurídicos das contratações públicas.

1 curtida

Muito interessante sua teoria, Sr. Ronaldo. Após aplicá-la, conseguiu chegar a alguma conclusão interessante, do tipo, de tantos agrupamentos, x % foram adjudicadas e y% desertos?

@Ivan_Pinna,

Nesse caso do Parecer que eu compartilhei, foi realizado o Pregão Eletrônico n° 3/2015-SRP, onde nenhum item ou grupo restou deserto. Tivemos propostas para todos os itens e grupos.

No entanto, tivemos itens fracassados devido o preço ofertado estar incompatível com o estimado, bem como tivemos um grupo também fracassado, pelo mesmo motivo.

Pelo que eu analisei, nossa estimativa de preços não estava boa, e as empresas não aceitaram negociar para baixar os preços por elas ofertados.

1 curtida