Valor Homologado x Valor Sistema Contratos

Colegas,
Ao incluir o Edital no sistema incluímos o valor estimado anual.
Ao homologar, é homologado o valor anual.
No caso de contratação de serviços, geralmente colocamos como quantidade o número 1.
Então, temos um serviço contratado em valor anual.
A homologação é realizada seguindo as características acima.
Quando realizado o empenho é realizado seguindo as mesmas características.
Ocorre que, quando vou cadastrar o contrato, o empenho é reconhecido.
Quando coloco o número de parcelas o valor multiplica.
Isso ocorre porque o quantitativo é UM.
Para o sistema contratos temos UM item no valor ANUAL mas que, quando parcelado multiplica-se esse valor anual.

Será que me fiz entender?

Estou com um quebra cabeça.

Não sei se entendi direito Telma, mas me parece que o problema tá na forma como o sistema esta interpretando o quantitativo. Como lá no início foi cadastrado UM serviço no valor ANUAL, quando você tenta parcelar no cadastro do contrato, o sistema entende que cada parcela equivale a um novo período inteiro daquele valor. Aí ele simplesmente multiplica o total pelo número de parcelas, como se você estivesse contratando o serviço múltiplas vezes.

Isso acontece porque o sistema não tá lendo as parcelas como frações do valor anual, mas sim como novas unidades daquele serviço. O jeito mais comum de contornar isso é cadastrar o quantitativo de acordo com os períodos de pagamento. Exemplo: se o serviço é mensal, cadastra 12 unidades, com cada uma valendo 1/12 do total anual. Assim, quando for parcelar, o sistema não duplica indevidamente o valor.

Agora, se já foi homologado desse jeito e não dá pra alterar o quantitativo, pode ser que tenha que fazer algum ajuste na hora do empenho ou do contrato, pra garantir que o valor total final bata com o que foi homologado. Talvez lançar uma parcela no contrato…

1 curtida

Obrigada.
Sua explicação é de acordo com o que fiz.
Deu certo ao partir o contrato em 60 parcelas.
Irei sugerir as mudanças.

1 curtida