Transferência de Edital retificado sem necessidade de recontagem do prazo (sistema compras.gov)

Realizei uma retificação no Edital que não vai interferir na elaboração das propostas dos licitantes. Por isso, não será necessário recomeçar a contagem do prazo. No entanto, já passei pela experiência no comprasnet de fazer um evento de alteração para inclusão do Edital retificado e o sistema exigir que eu fizesse a recontagem do prazo. Na época acabei recontando o prazo, mas agora queria fazer diferente.

Alguém sabe se o sistema compras.gov ainda exige recontagem de prazo quando fazemos um evento de alteração para incluir um Edital retificado?

Nesse caso não precisa fazer “evento”. Vá na aba Licitação e só transfira o edital.

2 Likes

Como esse processo é simples!

@MauricioSaboia19, você testou essa sugestão? Após transferir o edital, não teve que seguir as etapas subsequentes que inclui divulgar o aviso de publicação e aí o sistema não irá exigir recontagem do prazo? Estou passando por uma situação semelhante e estou com medo de arriscar. Tô pensando em lançar apenas um aviso no comprasnet para retificar um erro simples de data limite para envio de pedido de esclarecimento.

O evento correto a ser utilizado caso não se queira reiniciar a contagem do prazo e excluir as propostas já cadastradas é o evento de Retificação, e não o de Alteração. O de Retificação não exclui as propostas já cadastradas e continua a contagem do prazo normalmente (é como se fosse a junção dos eventos de Suspensão e de Reabertura sem prazo em um só). Já o de Alteração exclui todas as propostas que foram cadastradas e exige o reinício da contagem do prazo (como se fosse a união dos eventos de Suspensão e de Reabertura com prazo em um só).

Esse “print” é do resumo que fizemos aqui para facilitar a utilização do sistema. Nosso resumo, se quiser acessar, está no link: 4. Eventos do Compras.gov.br (suspensão, republicação) - Documentos Google . Desde que criamos esse resumo até agora houve algumas mudanças no sistema (como sempre exigir novo edital independente do evento), mas em geral as orientações permanecem válidas.

3 Likes