Servidor publico palestrante

Boa tarde pessoal,Duas servidoras de um determinado órgão, tiveram um trabalho premiado cujo tema é referente as atividades do órgão de origem delas. Um órgão publico de outro Estado , solicitou que as servidoras fossem palestrar sobre o tema do trabalho para os seus servidores. Pergunta: Quem paga as diárias e passagens das palestrantes? Elas, o órgão de origem ou o órgão onde será ministrada a palestra? Qual a opinião de vcs?

1 curtida

@Cristina1 o órgão liberar o servidor, que poderia estar produzindo para a instituição e ainda pagar por isso, acho que só no natal um presente tão bom.

Desculpe a brincadeira não resisti.

Quem paga é quem conviva, no caso seria o órgão onde for ministrada a palestra. Em âmbito federal convocaríamos como colaborador eventual, já no estado dependerá da legislação local.

2 curtidas

Concordo com o @rodrigo.araujo!

Quem paga a viagem é quem convidou. E até mesmo a palestra pode ser paga, a depender das normas que regem o assunto no âmbito do órgão que as convidou.

Se fosse no Executivo Federal elas poderiam receber Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) pela palestra, além do custeio das diárias e passagens. Como professor da Enap eu já viajei para dar aula recebendo GECC da Enap ou Esaf e diárias e passagens do órgão que demandou o curso (IFPI, IFMT, IFPB, UFPA, UFERSA etc).

4 curtidas

Acrescentando as observações dos colegas, não apenas concordo, como observo que o pagamento de GECC é quase que “obrigatório”, pois caracteriza o “afastamento” do servidor, que deverá, posteriormente, compensar a administração quanto as horas que deixou de trabalhar em função da atividade de palestrante.
Observo, entretanto, que aí também cabe a regra do bom senso. É preciso verificar a situação prática para eventualmente afastar o prejuízo da administração.

Apenas a título de exemplo, suponha que o treinamento é dado num sistema específico que, no final das contas, visa melhorar a produtividade do órgão “cedente”. Aí é razoável que assuma o ônus, embora, quase sempre, de fato, recairá sobre quem convida.

1 curtida

KKKKKkkkkk. Obrigada.

Acho a produção e disseminação de conhecimento faz parte do trabalho do servidor especializado. A administração, de forma geral, perde com certos pudores.

1 curtida