Qual ferramenta foi utilizada para construir o https://www.gov.br/participamaisbrasil

Bom dia Colegas,
Alguém sabe informar qual é a ferramenta (módulo, plugin, cms, etc) que foi utilizada para criar a função de “contribuição” no portal https://www.gov.br/participamaisbrasil?
Pergunto pois ela, caso seja opensource, poderia ser utilizada na elaboração dos ETPS e TR em nossa instituição.

Desde já agradeço.

1 curtida

Utilizamos o

Google Docs

](Fazer login nas Contas do Google)

@Leonidas_Assuncao , existe o ETP Digital, com acesso através do ComprasNET. Vocês não tem acesso?

Sobre a ferramenta que eles utilizam, parece ser somente JS e HTML, simples e puro. Não consegui identificar no código do site o uso de uma ferramenta específica. O código JS está claro no código fonte, então é possível reutilizá-lo. É o que parece.

Inclusive, o site tem alguns problemas de segurança (não para o usuário comum). Acessando o código do site pela ferramenta de DEBUG do navegador, é possível ver todas as contribuições sem estar logado (o site informa que para vê-las é necessário estar logado). Eu nem testei, mas existe a possibilidade de podermos inserir uma contribuição sem estar logado (não tentei para não bagunçar o site, caso seja possível).

Se você quer fazer um site parecido, basta copiar alguns dos scripts (o que está entre <script></script>, inclusive, e adicionar à sua página HTML. Alguns dos scripts são para outras coisas. Os que permitem as contribuições estão entre as linhas 1858 e 1978, em principio. Podem ser necessários outros. Mas também será necessário criar uma estrutura HTML parecida com a desse site, para que os scripts possam ser usados. Um desenvolvedor saberá fazer isso.

Excelente contribuição, @MSCruz!

Como eu comentei mais cedo no tópico de classificação contábil para fins de controle de fracionamento, no Nelca a gente discute de tudo um pouco, rs!

Mas o bug na página do Participa + Br me preocupou. Seria bom relatar para os responsáveis pelo site, para verem se fecham a brecha.

2 curtidas

Valeu, Ronaldo! Acabei de enviar um e-mail para eles. Fiquei meio preocupado em me expor, já que podem entender que eu estava tentando hackear o site. Mas agora já foi.

2 curtidas

@Leonidas_Assuncao

Em complemento ao colega @MSCruz, analisando o código fonte da página (CTRL + U) é possível constatar que trata-se de uma solução customizada (sob medida) desenvolvida com tecnologias HTML, CSS e Javascript, junto com os frameworks JQuery(Javascript) e Bootstrap (CSS).

Olá, @Leonidas_Assuncao !

A Plataforma de Participação Social (Participa +Brasil) é uma ferramenta da Presidência da República. Sobre os elementos do site, utilizo uma extensão para chrome chamada Whatruns. O resultado foi o seguinte:
image

Para saber mais sobre essa extensão, veja este vídeo.

@MSCruz , como identificou uma vulnerabilidade, sugiro reportar para o e-mail: participacaosocial@presidencia.gov.br.

Oi @HelioSouza, legal essa ferramenta. Bem mais prático do que fazer o que fiz: ler o código fonte do site. Até que li bem rápido (uns 10 minutos), pois sabia o que procurar. Vou testar essa ferramenta numa máquina virtual em alguns sites. Show!!!

Sobre avisar aos administradores do site, eu já fiz isso, conforme o @ronaldocorrea havia sugerido.

Hoje, no final da tarde, eles me responderam que irão corrigir o problema e que me avisarão quando tiverem terminado. Muito legal! Vão dar até feedback. No meu e-mail acabei fazendo propaganda do GestGov.

É isso aí, crescendo juntos.

3 curtidas

Que legal. Quem sabe a gente vira gov.br/nelca.
:slight_smile:

2 curtidas

Agradecemos pelo contato e pelas observações. Iniciamos os testes e estamos trabalhando para correção do incidente. Entraremos em contato após validarmos a correção.

Pode por gentileza, nos informar o contato da sua equipe?

Atenciosamente,

Só não sei a qual equipe eles se referem. Como citei o GestGov no e-mail inicial, talvez seja isso. A minha confusão é porque enviei com o e-mail institucional. Sugestões?

Bom dia!

Eu inclusive enviei uma sugestão na Consulta Pública dos TRs Digitais, a fim de facilitar o acesso e a produção das informações, por meio do Conecta gov.br:

1 curtida