Processo licitatório limpeza

Bom dia ! Para quem está começando no mundo licitatório , não pode ter vergonha de tirar dúvidas,kkk vou postar uma aqui que caso eu tenha um retorno será de suma importância para aprimorar as minhas ações…

a planilha de custos é a base para a licitação de limpeza uma vez que por ela será definido o custo do metro quadrado, ( que será baseado nos custos dos materiais de limpeza ,e os encargos legais com os colaboradores ) ,considerando os produtos de limpeza , " por dentro " , isto é , o custo incluso na planilha )…e juntando a especificidade e frequencia de limpeza … gerara´um custo diferente a cada tipo de piso. . resumindo . teremos um tipo de metro quadrado com um custo , e outro tipo de metro quadrado com outro custo. Sendo necessário a pesquisa de contratações similiares para basear essa licitação… e considerando pelas pesquisas que vi que no painel de preços há um valor único por metro, como se daria essa comparação ?
espero ter sido claro em meu raciocínio e estou de mente aberta para me adequar nas inconformidades de pensamento. abaixo tem uma pesquisa no compras net e na outra mensagem tem
as especificidades por piso…


abaixo eu formulei uma possível resposta para a minha dúvida .

sendo que cada empresa normalmente demonstra em suas propostas o valor em R$/metro quadrado para cada tipo de área , e considerando que normalmente a contrataçao é única e indivisível , ( isto é se uma empresa perder em um piso específico, mas no âmbito geral pode vencer) , então o ponto de comparação .será o preço do metro quadrado do painel de preços (figura acima) , com uma média aritmética simples dos preços do objeto ?

@JRT!

Tanto por conta das especificidades verificadas em cada local de prestação desse tipo de serviço, quanto pelo que fixa a IN 5/2017, sempre considerei que para estimar preço de serviço de limpeza não se faz pesquisa no mercado e sim preenche-se a planilha.

ANEXO V
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO (PB) OU TERMO DE REFERÊNCIA (TR)
2. São diretrizes específicas a cada elemento do Termo de Referência ou Projeto Básico:
2.9 Estimativa de preços e preços referenciais:
b) No caso de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, o custo estimado da contratação deve contemplar o valor máximo global e mensal estabelecido em decorrência da identificação dos elementos que compõem o preço dos serviços, definidos da seguinte forma:
b.1. por meio do preenchimento da planilha de custos e formação de preços, observados os custos dos itens referentes ao serviço, podendo ser motivadamente dispensada naquelas contratações em que a natureza do seu objeto torne inviável ou desnecessário o detalhamento dos custos para aferição da exequibilidade dos preços praticados;
b.2. por meio de fundamentada pesquisa dos preços praticados no mercado em contratações similares; ou ainda por meio da adoção de valores constantes de indicadores setoriais, tabelas de fabricantes, valores oficiais de referência, tarifas públicas ou outros equivalentes, se for o caso; e
b.3. previsão de regras claras quanto à composição dos custos que impactem no valor global das propostas das licitantes, principalmente no que se refere a regras de depreciação de equipamentos a serem utilizados no serviço.

A pesquisa de preços no mercado neste caso é mais adequada para os insumos. Os demais custos da planilha ou estão fixados na CCT adotada e por isto não podem ser alterados, ou constam dos cadernos técnicos. No máximo, pegamos a planilha de alguns contratos similares para estudar itens como lucros e despesas indiretas ou outros que não constem dos cadernos técnicos. São estudos muito mais aprofundados do que qualquer um de nós conseguiria fazer sozinho. Não vejo razão para retrabalho aí, se já tem pronto.

1 curtida

@JRT, embora cada metro possa apresentar valores distintos, ao final você pode uniformizar para os itens “padrão” para os quais tínhamos valores-limite normatizados. Isso simplifica o “fechamento da conta”. Indico essa aula do @FranklinBrasil sobre “área total convertida” no Nelca 1.0:

https://groups.google.com/g/nelca/c/XN80yP5tMZY/m/_SVJwbTnCAAJ

Hélio Souza