Problemas no comprasgovernamentais ajuda urgente

Estou com problemas operacionais na Sessão Pública. Alguém já conseguiu resolver?

Prezada Katia Castro,

Estive com problemas operacionais quando estava habilitando o fornecedor. o sistema não abriu prazo para recurso, apesar de todos os itens estarem habilitados. tentei resolver com o Suporte, mas não obtive sucesso. descobri que, apesar de constar nos itens como julgado e habilitado, na verdade não estava e não deixava ir adiante. sem resposta do suporte, resolvi retornar para julgamento, recusei as propostas aceitas e tornei a aceitá-las e daí consegui seguir com o certame sem mais problemas.

No meu caso, estava na fase de Lances quando deu problema. Encerrou com lance inexequível, lance que não tive como excluir, pois na minha tela o item estava fechado, no chat apresentou como item aberto, ou seja, na visão do fornecedor estava em funcionamento.
Quem consulta publicamente o Pregão verá o Item como encerrado e o vencedor da fase de lance bem como todas as propostas na sequencia.
Abri vários chamados, mas não consegui retornar a fase de lances, sinceramente a ideia é de continuar o certame, porém temo em estar prejudicando a lisura da disputa, pois a maioria foi prejudicada, não conseguiram disputar de forma isonômica. Do nada o Sistema Encerrou. Vou ficar exposta a Recursos sem ter participação nenhuma, pois foi o Sistema que travou.

Kátia, conseguiu resolver o seu problema? Se sim, como?

Comigo ocorreu algo parecido. Decorrido os dois minutos sem lances no modo de disputa aberto, o sistema ficou PENDENTE DE ENCERRAMENTO por aproximadamente 20 minutos sem que fosse possível a minha interferência. Simplesmente travou.

De repente, iniciou a disputa novamente. Um dos fornecedores participantes entrou em contato pois se sentiu prejudicado, já que segundo ele havia oferecido o melhor lance, até que o sistema reiniciou a disputa.

Eu prossegui com o certame, mas acredito que estou exposta a recursos sem sequer ter tido participação no ocorrido com o sistema.

Gabi!

Se o modo de disputa for o aberto e fechado, o sistema reabre automaticamente a etapa de lances se ninguém enviar o lance fechado.

Decreto 10.024/2019
Art. 33, § 5º Na ausência de lance final e fechado classificado nos termos dos § 2º e § 3º, haverá o reinício da etapa fechada para que os demais licitantes, até o máximo de três, na ordem de classificação, possam ofertar um lance final e fechado em até cinco minutos, que será sigiloso até o encerramento deste prazo, observado, após esta etapa, o disposto no § 4º.

Escrevi um artigo sobre isso. Dê uma olhada, pra ver se te ajuda de alguma forma.

1 curtida

Bom dia Ronaldo!

No meu caso, o modo de disputa era somente o aberto. E como é a primeira vez que opera um pregão neste modelo, não entendi o que pode ter ocorrido.

Encerrarei a sessão hoje e como expliquei, um dos fornecedores se sentiu prejudicado com o reinício da disputa e disse que manifestará intenção de recurso.

Enfim, não tenho ideia do que farei.

Gabriela

Creio não ser problema legal, o sistema Comprasnet está com falhas de funcionamento desde a semana passada. Ao abrirmos chamados obtemos apenas a resposta que o SERPRO já esta ciente do problema e trabalhando na resolução, sem contudo apresentar qualquer prazo de retorno.

Estamos com um pregão aberto desde o dia 20 de dezembro – o grupo 1 foi encerrado corretamente e ao tentar abrir o grupo 2 o sistema não permite apresenta a mensagem “não pode ser nulo” e simplesmente não abre o grupo para lances. Já adiei o certame 3 vezes na esperança do sistema ser normalizado e já abri 3 chamados, contudo o problema persiste. Acho que a capacidade de sistema não andou em conjunto com a idéia de abrir o compranet pra todos…

Gabi, estou tendendo a cancelar o Item e marcar nova data do Certame. Estou em sessão publica aguardando posicionamento do Portal de Serviços desde ontem. Já Suspendi o Pregão por 3 X, não posso esperar mais. Infelizmente está sendo um trabalho em vão, pois não estou tendo atenção por parte do Suporte. Em 2020 espero estar com o Serviço contratado. Abçs e Boa Sorte pra vc.

NO meu caso, teve a etapa de Lances pros fornecedores, porque pra Pregoeira o Item estava Fechado, e logo na sequencia, enquanto eu abria chamado no Suporte o item passou para Pendente e depois encerrou aleatoriamente. Estou com um lance errado dado no momento da disputa ao qual não pude excluir… O Modo de Disputa é ABERTO.

Sinceramente, não vou correr o Risco no Final do Exercicio ter uma enxurrada de recursos. Vou cancelar o Item justificando e remarcar outra Licitação.

Aonde no Sistema eu faço o reinicido da Etapa de lances ?? eu não to visualizando comando algum .

Prezado Ronaldo, Eu teria que encerrar a Sessão Publica ? de Que modo ? desclassificando todas as propostas ? pra depois permitir o reinicio da fase de lances ? Seria isso?

Tive problemas semelhante… Abri um pregão no dia 19/12. No entanto, os itens não foram abertos pra disputa. Passou o dia inteiro com este problema. Não consegui fazer operação alguma. No final, consegui enviar uma mensagem informando que iria reabrir ontem. Para minha surpresa, ao abrir ontem a sessão, o sistema procedeu com a abertura da fase aberta e não me permitiu o retorno. Procedi então com a abertura da fase fechada. Mas tenho certeza q com isso os licitantes foram prejudicados ou até mesmo a administração, por não ter havido disputa na fase aberta. Por sorte, consegui finalizar ontem e não tive recurso. Mas fico com a dúvida se fiz bem ou não, por ter prosseguido com a licitação, uma vez que essas complicações podem ter prejudicado a todos os envolvidos.
Aproveito a ocasião e deixo aqui a minha opinião… Fazer essas mudanças no final do exercício não foi benéfico a ninguém, principalmente a administração. Não só eu, mais todos na minha instituição e TB estou acompanhando outros colegas que estão apresentando grandes dificuldades em operar o pregão de acordo com a nova legislação. E ainda se tratando do final do exercício, onde muitas das vezes precisamos correr com algumas licitações para não perder recurso, isso se tornou muito mais complicado. Não houve tempo hábil para que buscássemos capacitação para tomar conhecimento para ter um pouco de segurança, pois só ler a lei não é suficiente. Penso ser necessário também praticar. E infelizmente, essa prática vai ser no dia a dia, num momento crítico para a instituição.

Alguém sabe se a TI do comprasnet disponibiliza algum relatório público sobre instabilidades no sistema ou se para conseguir precisa pedir para eles? Se precisar pedir, qual o contato?

Eu tive esse problema de itens na situação “Pendente de encerramento”, mas, por sorte, depois de muitos minutos eles foram sendo encerrados sozinhos. Isto é, demorou mais que o normal, mas o processo andou “normalmente”. Creio que aguardar em alguns casos, como no meu, resolva porque dá tempo de o sistema se atualizar.

Estou com este problema neste exato momento, mas já abri chamado.

Hoje, ficamos impossibilitados de dar lances na maioria dos itens e não tinha nenhuma informação no chat justificando nossa impossibilidade de participação. Ligamos para a Gerência de Licitações e a resposta foi que vários licitantes conseguiram dar os lances e o sistema operou sem problemas. Ligamos para o único telefone do compras.gov disponível mas toda vez a ligação cai.