Planilha de formação de custos: insumos

Colegas,

Estou com uma dúvida na planilha de formação de custos de serviços de vigilância.

O objeto da licitação compreende postos armados e desarmados. Como consequência, há diferença de custos dos uniformes e materiais dos vigilantes.

Exemplo:
10 Vigilantes desarmados: Custo mensal total do uniforme = R$ 100,00
10 vigilantes armados: Custo mensal total do uniforme = R$ 120,00

Então pergunto:

Posso somar os custos e dividir o total pelo número de vigilantes, o que daria um custo de R$ 11,00 por vigilante e um total de R$ 220,00.

Ou deverei jogar o custo pelo tipo de posto, desse modo:
10 postos desarmados = R$ 100,00 ÷ 10 = R$ 10,00
10 postos armados = R$ 120,00 ÷ 10 = R$ 12,00
Valor total dos uniformes = R$ 220,00

Tenho ainda dúvida com relação a equipamentos:
Lanternas e rádios comunicadores por exemplo, serão usados somente em cinco postos, então eu divido o custo somente por esses cinco postos ou posso diluir em 20 postos.

Antecipadamente, agradeço sua colaboração
Hélio Paiva
SRA-ME/RJ

@Helio_Paiva quem é carioca sabe: “cada um no seu quadrado”. Hoje você esta contratando 20 postos, e diluindo os custos entre eles, mas imagine que daqui a 2 meses você decide reduzir 2 postos (10%) por algum motivo qualquer, neste caso a empresa possivelmente teria prejuízo, caso não haja redução de lanternas (por exemplo), ao passo que a administração pagaria pelo equipamento ele seria, na mesma proporção, 10% menor.

Eu tenho uma teoria que cada preço é um item, então eu faria separado, até porque nas repactuações fica mais fácil calcular.

Só um detalhe importante, principalmente para vigilante, deixe claro no seu edital quais itens são não renováveis, caso o objeto seja quitado em 12 meses. Por exemplo, a arma geralmente dura todo o período contratual, então se ela custa R$ 3.600,00 e por mês seu órgão irá pagar R$ 300,00 , ao final de 12 meses o objeto já terá sido integralmente pago, e este custo passa a ser não renovável, e deve ser excluído na renovação. Penso que uma pequena margem deste valor pode ser deixada nos demais anos, se o seu edital (acho prudente), prever uma manutenção anual ou semestral, devendo verificar qual seria o custo disto.

3 curtidas

Rodrigo,

Grato pelas dicas.

Saudações Rubro-Negras!

Hélio