Pesquisa de Preços - Prorrogação Contratual

Recebi um processo de prestação de serviços de transporte de mudança e de bagagem para realizar a pesquisa de preços, com vistas a prorrogação contratual.

De posse dos dados, fiquei com uma dúvida: para comprovar a vantajosidade de renovar o contrato, devo realizar os cálculos utilizando média/mediana, média saneada, desvio padrão, coeficiente de variação? Para os casos de prorrogação, eu posso usar o método do menor valor?

A minha dúvida vem do fato de que na prorrogação nos já temos um valor de referência (valor do contrato), daí se utilizar o menor valor, enquanto que em procedimento licitatório estaremos buscando o valor de referência, daí se utilizar média/mediana ou média saneada.

Kleber de Lima Morais
Coordenação-Geral de Aquisições
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Kleber

Procure buscar referências em preços praticados na Adm Pública (licitações e contratos de outros órgãos para objetos similares).

Não estamos buscando saber se o nosso contrato é o mais barato, mas se está compatível com o mercado.

Não se pode esquecer o custo administrativo de licitar de novo e iniciar um novo contrato (com o risco de não conseguir os mesmos valores da cotação obtida)

4 curtidas

Obrigado pelo esclarecimento!