Pareceres Referenciais

Olá, descobri esse grupo navegando na internet e me pareceu que possui informações bastante relevantes. Vou postar um parecer referencial que fiz e queria, se possível, ctiricas e sugestões, pois também estou elaborando outros.

https://www.pg.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/03/REF.0044.2023SEI.pdf

Obrigado desde já,

Lucas Terto
(61) 98609-7814

2 curtidas

Olá, @Lucas_Terto, seja muito bem vindo à comunidade Nelca. Fique à vontade para contribuir e participar dos debates.

Obrigado por compartilhar o Parecer Referencial. Lendo rapidamente a Ementa, o documento parece contemplar diversos aspectos relevantes do planejamento de serviços terceirizados.

Me chamou atenção, porque é um dos meus temas preferidos, a sugestão de avaliação dos custos e benefícios de cada opção de contratação, observando a economia circular e opções logísticas menos onerosas, com ênfase em pesquisas de preços detalhadas, baseadas em contratos similares do próprio DF e outros entes públicos.

Aproveito para comentar a importância de avaliar, nos servicos terceirizados, a análise cuidadosa dos custos administrativos e custos de transação entre diferentes modelos de contratos singulares ou integrados, ou seja, um único contrato para cada serviço e/ou local/contratante ou a reunião de vários serviços​ e/ou locais/contratantes num mesmo contrato, levando em conta a perspectiva permissiva do art. 7 da Lei 14.011/2020 e a premissa de centralização incentivada pela Nova Lei de Licitações.