Licitação para Projetos de Engenharia

Prezados,

Atualmente trabalho como Coordenador de Compras e Licitações no CIDENNF, um consórcio público composto por 12 municípios do norte e noroeste fluminense (RJ).

No momento estamos enfrentando um desafio para desenvolver uma licitação, a princípio uma concorrência pública no sistema de registro de preços, para eventual contratação de empresa especializada na prestação de serviços para elaboração de projetos de engenharia para obras novas e reformas (projetos de infraestrutura, hidráulico, elétricos, orçamentária, etc).

Percebemos que esta é uma demanda comum a todos os municípios consorciados, que vem ocasionando diversos problemas na execução das obras públicas, como excessos de aditivos, paralisação de obras para ratificação do projetos, enfim, problemas sem fim, rs.

A ideia inicial é que os municípios tenham maior facilidade e assertividade* nos projetos básicos, executivos e também projetos de arquitetura, no mesmo molde da licitação realizada pelo Ministério Público do Pará Concorrência 002-2012 MP/PA (Licitações)

Estudando o tema me deparei com o artigo 19, §3° da 14.133 que versa sobre integração dos projetos através da metodologia BIM (ainda que de forma gradual) sempre que compatível com o objeto, o que me trouxe maior complexidade.

Ainda estamos buscando a melhor solução para o caso e tudo ainda se encontra no campo das ideias, sendo este o motivo que compartilho o caso com os senhores em busca possíveis experiências e opiniões.

Há muito tempo frequento o grupo e manifesto aqui minha gratidão por todo aprendizado que aqui encontrei.

Grande abraço à todos

2 curtidas

registro de preço não combina com elaboração de projetos, se for pra ajudar os municípios a serem mais assertivos nas contratações melhor seria disponibilizar bons modelos de documentos, um bom fluxograma do processo todo e treinar pessoal pra fiscalizar a elaboração dos projetos e execução.