Dúvida sobre CATSER

Bom dia Prezados

Estou montando um processo licitatório com o objetivo de contratação de mão de obra especializada para a manutenção de ar condicionados/geladeiras/bebedouros. Esses equipamentos estão distribuídos em comunidades indígenas do meu estado, estou em duvidas em qual CATSER utilizar para o DESLOCAMENTO até essas comunidades.

Mas precisa mesmo individualizar o deslocamento? Isso não pode ser parte incluída do serviço principal?

1 Like

Ao meu ver deveria ser tudo junto. Porém a equipe de planejamento disse que o deslocamento deve ser separado.

Uai, é princípio da administração a motivação do ato. Quem disse que deve também precisa fundamentar o motivo.

Os serviços que eu costumo ver especificam seu detalhamento no TR e na planilha de custos.

Exemplo disso são os serviços de estudos geofísicos para projeto de perfuração de poços em aldeias indígenas. Nunca vi separar o objeto em item de deslocamento.

Mas pode ser que exista justificativa plausível no caso concreto, afinal, para cada vez que um serviço de manutenção for necessário, tende a ocorrer deslocamento de equipe técnica, cujo desdobramento pode ser a necessidade de transportar o equipamento para conserto ou transportar peças para conserto ou reposição. E os deslocamento possivelmente sejam um elemento de custo muito significativo para a prestação do serviço, a depender das condições exigidas, distâncias, frequências, meios de transporte disponíveis.

Nesse caso, talvez seja justificável adotar CATSER de transporte, que tem vários tipos: rodoviário, hidroviário, aéreo

1 Like