CONTRATOS ADMINISTRATIVOS decorrentes de ARP

Excelente dia, pessoal!

Dúvida objetiva, caso hipotético, serviço contínuo SEM dedicação de MO:

Posso firmar contrato com base em ARP e fixar a quantidade registrada na ata para cada ano de execução do contrato, caso decida-se por realizar contratação plurianual?

Ex: ARP para limpeza de caixa d’água, 30.000 m³, serviço contínuo de periodicidade bimestral. Será realizado contrato por 5 anos.

Pode realizar contrato da seguinte forma?

Ano 1: 30.000 m³

Ano 2: 30.000 m³

.

.

Ano 5: 30.000 m³

Ou seria 30.000 m³ saldo para execução em até 5 anos?

@RMC,

Qual é a unidade de medida prevista no edital e qual é a quantidade licitada e registrada na ARP?

O que podemos contratar é somente o total registrado. De forma que qualquer contrato originado da ARP terá no máximo o total registrado na ARP, sem prejuxo de eventual prorrogação com renovação de saldo, se isso estiver clara e expressamente previsto no edital.

Ou seja, se a QUANTIDADE registrada na ARP for suficienter para cobrir cinco anos de execução do objeto, e se o edital previu um contrato plurianual de cinco anos, é perfeitamente possível firmar este contrato.

Mas o período inicial de vigência do contrato deve ser sempre aquele indicado no edital e seus anexos (no caso o TR é que indica se irá prorrogar por exemplo), e deve usar no máximo a quantidade total registrada na ARP, se isto não for incompatível com a hipótese de uso do SRP que adotaram (se disseram que o uso do SRP se daria por conta de contratações frequentes, por exemplo, não pode ter uma contratação só).

1 Like

Prezado Mestre,

Agradeço o estimado e aguardado retorno!

A quantidade da ARP foi estimada, na fase de planejamento, para um ano, com contratação prevista para 2 anos. Corrija-me se estiver errado, mas entendo que se a ata possuir X quantidades, estimadas anualmente (ART. 40 da NLLC), posso firmar contrato de 2 anos, por exemplo, com calendário de prestação do serviço prevendo a execução total de 2X, sendo X em cada ano. Procede, ou obrigatoriamente deva ser X para 2 anos?