Contrato de terceirização finalizado. Cliente quer contratar terceiros diretamente. Os terceiros devem ser demitidos pela terceirizada ou os terceiros devem pedir demissão?

Tenho uma dúvida. Sou terceira e o contrato no cliente que estou acaba em breve e a empresa não tem outro cliente para nos realocar. Meu superior informou que eu e meus colegas teremos que pedir demissão dado que o cliente tem a intenção de nos contratar diretamente e explicou que só nos demitiria se não fôssemos contratados pelo cliente, para que possamos receber nossos direitos. Ainda alegou que o cliente ao fim do contrato não se responsabiliza pelas verbas rescisórias de nós terceiros, mas ao meu ver nem deveria, dado que é uma obrigação legal da atual contratante. Então alegam que nós é quem temos que pedir demissão, perdendo assim os nossos direitos. Isso está certo e coberto por lei?

Não está certo. A regra dos vínculos trabalhistas é a continuidade. Se a empresa quer encerrar, ela que o faça por iniciativa própria e pague as rescisões e todos os consignatários legais que vocês têm direito. Não há a menor possibilidade de alguma empresa induzir ou sugerir que o próprio funcionário “peça a conta”. Essa é uma escolha legítima (pedir para encerrar o vínculo) de ambas as partes e cada qual com a sua consequência, não pode empurrar isso para o funcionário ou vice e versa.

Com certeza estão fazendo uma jogada para reduzir as rescisões de vocês, tentando convencer para que peçam o desligamento. Inclusive, que garantia há que o novo cliente contratará vocês? Nenhuma.

1 curtida