Conheça o SEI Pro - A ferramenta que faltava para sua estação de trabalho

11 curtidas

Achei muito interessante!
Gostaria de sugerir na minha organização, mas preciso do contato do desenvolvedor para passar para a TI.
Obrigada!

1 curtida

Oi Natascha! O desenvolvedor é um colega servidor da Antaq. O nome dele é Pedro Soares e os contatos constam da página do projeto no GitHub, Bem vindo ao SEI Pro | sei-pro .
Ele responde super rápido pelo e-mail e é bastante solícito.

Hélio Souza

4 curtidas

Olá @Natascha

Sou o desenvolvedor da extensão SEI Pro.

Estou a disposição para sanar suas dúvidas.

Pedro Soares

9 curtidas

Primeiramente meus parabéns Pedro pela sua inciativa. Fiquei maravilhado com as ferramentas que criou. Eu vivia me perguntando quando apareceria um filho de Deus pra deixar o SEI mais funcional. Deus ouviu minhas preces.kkkkk
Gostaria de saber se a utilização do mesmo pode ocasionar algum problema relacionado a segurança do sistema e integridade das informações, porque instalei na minha estação de trabalho sem consultar o TI do órgão.

Parabéns novamente, vc merece um prêmio :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

3 curtidas

Pedro parabéns pela iniciativa da excelente ferramenta. Não identifiquei no seu projeto duas opções que tinham no Sei++ que eu utilizava muito e irei aqui sugerir para que você possa pensar no assunto.

A primeira é mostrar a anotação quando o processo é aberto, geralmente ali indica aos operadores o que foi feito e o próximo passo no processo.

O outro é a opção de prazos na janela de processos, quando utilizamos a data no marcador, data esta progressiva ou regressiva dependendo de como se inclui. Se em uma atualização puder pensar em contemplar estas ferramentas, para mim seria bem útil, e talvez para outros colegas também, ou como criou ótimas ferramentas, criar mais uma para prazo para execução, podendo ser incluída uma data ou número de dias.

Uma outra ferramenta que utilizo aqui, e não sei quem a criou, é um botão no menu rápido de documentos que abre o documento em uma nova janela e em tela inteira, melhorando a visualização integral do documento sem menus. É um botão similar ao seu “ABRIR PROCESSO EM NOVA ABA”

Se eu tiver outras ideias, posto aqui pra ajudar no desenvolvimento. Abraços e sucesso.

1 curtida

Rodrigo, uma sugestão: para o gerenciamento de etapas do processo (check list) e indicação das que foram concluídas, inclusive com anotações, prazos e responsáveis, recomendo a extensão SEI+Trello. Esta ferramenta permite integrar o SEI ao Trello por meio de um cartão que aparece no processo e é bastante intuitivo. Por ser uma integração com o Trello, as anotações e registros não ficam limitados ao seu setor/unidade no SEI, sendo visível para usuários de outras unidades que utilizem a extensão e estejam indicados no time do Trello, além de outras funcionalidades, como a integração iCalendar, podendo gerar notificações de prazos por e-mail no Gmail, por exemplo.

O Pedro está trabalhando em um projeto muito bacana de Gestão de Projetos no SEI por meio da extensão SEI Pro, mas até que esteja disponível, fica a dica.

Hélio Souza

1 curtida

Bom dia, prezados(as). Tudo bom? Muito legal saber que existem vários “aplicativos” para melhorar a funcionalidade do SEI!. O que vocês acham sobre a segurança da informação nesses aplicativos? Qual o risco de roubarem senhas ou documentos?

Obrigado pela atenção.

1 curtida

Opa, xará! Essa é uma preocupação recorrente mesmo, em especial pelas equipes de TI e o motivo geralmente alegado de não estimularem o uso.

De fato, o usuário tem que ficar atento ao utilizar extensões para navegadores. Algumas iniciativas podem aumentar a segurança, como utilizar apenas extensões a partir das stores dos navegadores, conceder permissões de acordo apenas com o uso pretendido e limitar o acesso aos sites para os quais você deseja executar a extensão. Há vários artigos na internet com dicas de segurança, a exemplo deste:

Uma das dicas é sempre relacionada à experiência dos usuários e reputação do desenvolvedor, por meio dos comentários e avaliações na store. Adicionalmente, o código fonte da SEI Pro está no GitHub e a gente pode “auditar”. Na dúvida, peça a algum conhecido que entenda de javascript para analisar o código. Foi o que fiz quando comecei a usar (rsrs).

Hélio Souza

2 curtidas

Apenas um aviso, o Trello (entre outros) não armazena dados no país e, portanto, órgãos que estejam o usando estão violando a norma complementar da IN 01 do GSI/PR (cyber sergurança), recaindo os responsáveis em violação do princípio da legalidade ao conjugá-com o SEi ou qualquer outro sistema.

Olá, Marcelo! No caso da extensão SEI+Trello o uso é mais para anotações, check lists, alertas/lembretes/calendário, articulação entre equipes, inclusive de setores distintos, ou seja, sem a inclusão de informações dos processos que são sensíveis. Entendo a preocupação com a cyber segurança, mas convenhamos que é meio difícil levar isso de manter informações apenas no território nacional à risca. Para todo “canto” vai ter um outlook/onedrive ou gmail da vida. Sem falar que se diferente fosse, estaríamos limitados a ferramentas menos produtivas no nosso cotidiano.

Hélio Souza

1 curtida

Pedro, bom dia!
Tudo bem?
Utilizo a extensão SEI pro há alguns meses, porém no último mês não estou conseguindo utilizar a filtragem de processos. Sabe o que pode estar ocorrendo?
Já desabilitei e habilitei novamente pra ver se voltava a funcionar e nada.
Poderiam me orientar?

1 curtida

Olá Camila

Na versão atual (0.1.26.21) eu corrigi esse bug. Agora está ok :wink:

Qualquer coisa me informe!
Abraços
Pedro

3 curtidas

Olá Rodrigo,

Respondendo tarde, pois não estava recebendo as notificações do site. Espero que ainda esteja em tempo.

Sobre a primeiro sugestão, recentemente adicionei anotações a árvore do processo, agora com opções de checklist e controle de prazo.

A segunda realmente ainda não tem. Está na minha lista de afazeres. O tempo livre infelizmente ainda não me permitiu.

Muito obrigado pelas valiosas dicas e pelo apoio na divulgação.

Abraços
Pedro

3 curtidas

Olá Reginaldo,

Entrando tarde no tópico, espero que ainda em tempo :sweat_smile:

Rapaz, é como no ditado: Deus tarda mais não falha rs

Fico muito feliz que tenha gostado da extensão.

Sobre a questão de segurança, as lojas de aplicativos estão bastante criteriosas sobre isso, existem vários quesitos a serem seguidos, sem contar a rigidez legal da LGPD e outras normas. No mundo digital a regra de ouro pra equilibrar a segurança e a inovação é a confiabilidade da fonte. Por isso, depois da grande visibilidade da extensão, estou migrando o projeto para a área de tecnologia do meu órgão (ANTAQ). Assim, ao instalar o SEI Pro o seu órgão não terá grandes problemas de aceitar o seu uso.

Espero ter sido claro, e fico à disposição para outras dúvidas.

Abraços,
Pedro Soares

3 curtidas

olá Pedro, você poderia me orientar, nessas configurações gerais do SEI PRO,
tem uma aba de Base de Dados, qual seria o objetivo dela? eu consigo filtrar a base de dados de dentro do SEI?

Olá Nilo,

Essas bases ai não são do SEI, na verdade são serviços auxiliares (Planilhas do Google ou Serviços de API) que criam uma nova interface de sistema dentro do SEI. Se quiser conhecer melhor veja esse guia
https://bit.ly/Guia-SEI-Pro-Atividades

Olá, Pedro.
Primeiramente, muito obrigada pela disponibilização da ferramenta SEI Pro, bem como pelas ótimas atualizações. Gostaria de saber se há como a extensão atuar também com o Teams.
Att.
Lorenna Milena

1 curtida

parabéns! a ferramenta é boa demais! toda nossa equipe usa!

Pedro, inicialmente meus parabéns pelo desenvolvimento desta excelente ferramenta.
Gostaria de tirar duas dúvidas: 1) o componente de alinhamento de texto não trabalha bem com o alinhamento das células de uma tabela ou o que o nosso pessoal estaria fazendo errado? 2) Você já tem ou estaria pensando em incluir uma funcionalidade de replicar a formatação de linhas (índices, parágrafos etc) em outras linhas a exemplo do de formatação do texto?

1 curtida