Apoio com o SEI!

Prezados, gostaria de saber se alguém pode ajudar com uma funcionalidade do SEI para importar/exportar modelos.

É que o colega @Edilson_Fernandes criou alguns formulários em PDF para a gestão e fiscalização de serviços Terceirizados. Aqui no órgão nós decidimos implementá-los no SEI, depois de algumas pequenas alterações. Ocorre que os formulários que ele criou são uma ótima base para os órgãos que fazem esse tipo de contratação (virtualmente todos) e ter isso implementado no SEI facilita muito o trabalho; creio.

Como não encontrei essa “facilidade”, pensei em perguntar à comunidade. É claro que é possível migrar formulários entre uma implementação do SEI e outra, mas isso é um tanto trabalhoso. Pior ainda se for necessária alguma alteração, pois será necessário algum conhecimento em HTML e, talvez, o apoio de um editor de texto mais especializado, como o Notepad++.

Na pior das hipóteses, se alguém tiver contato com a equipe de manutenção do SEI para solicitar essa melhoria nas próximas versões ou o canal de comunicação com eles, também seria de grande valia.

Obrigado!

PS: Nós já criamos os formulário do SEI em nosso órgão. O que eu gostaria de fazer era compartilhar com a comunidade, de forma similar ao que foi feito pelo @Edilson_Fernandes.

2 curtidas

Em nosso órgão moldamos os documentos e solicitamos a equipe técnica para incluir no sei.

Oi Telma, percebi que não ficou claro no texto original que nós já temos os formulários implementados no SEI e já atualizei a postagem original. Nós queremos é poder compartilhar mais facilmente aqueles formulários que o @Edilson_Fernandes criou e nós implementamos no SEI. Valeu!!!

@MSCruz Este tipo de tarefa de programação é algo além do meu conhecimento.

Boa sorte!

Se salvar em PDF e postar aqui a gente já agradece muito.

Até onde eu entendi os modelos são incluídos pelo órgão mesmo. Acho que não há modelos padrão do sistema.

Oi, @Vania_Gaebler!
Os modelos que o @Edilson_Fernandes criou foram disponibilizados em PDF nessa postagem: Roteiro de fiscalização e anexos (formulários) - Padronização

É mais ou menos assim, @Vania_Gaebler. Ocorre que o SEI originalmente vem praticamente “vazio”, mas durante a sua implementação os órgãos podem fazer a importação da Base de Referência do Poder Executivo que, dentre outras informações, traz: plano de classificação, máscara NUP, tabela de temporalidade. A realidade é que se um banco de dados e um repositório de arquivos são utilizados, então é possível importar e exportar dados de uma implementação (entenda-se ÓRGÃO) para outra.
Eu gostaria que houvessem modelos padrão para atividades que fossem as mesmas para vários órgãos, por exemplo, serviços DEMO são bem padronizados, bem como várias atividades nas universidades. Parece uma perda de recursos “obrigar” todos os órgãos do Executivo a criarem modelos essencialmente iguais e não implementar isso direto no SEI, sem a necessidade de usar um formulário em papel que depois será escaneado e armazenado no SEI (caso o órgão não tenha um editor de PDF). Só explicando, tá. Porque muitas vezes os usuários de TIC não têm noção das várias coisas possíveis, por não terem conhecimento da área. Valeu!!!
:wink:

Os formulários aparentemente foram criados no Word, mas não conheço um método de conversão para HTML sem que haja perda significativa de formatação, especialmente para esses modelos enviados, que possuem muitos detalhes. Seria preciso ter esses formulários em código HTML bem formatados e em seguida compartilhá-los para que qualquer órgão utilize facilmente no SEI.