Dica - Como usar o Trello para gerenciar demandas e processos no SEI

Compartilho método de gerenciamento que costumava utilizar com a extensão SEI+Trello, que integra os cartões (conceito kanban) a processos na interface do SEI.

  1. No Trello crie um time (para funcionar corretamente e manter atualizados os dados as pessoas da sua equipe devem criar uma conta no Trello e instalar a extensão) e vincule as pessoas da sua equipe; Inclua os quadros de acordo com os setores que gerencia em sua equipe (diretoria/coordenações/núcleos); Em cada quadro crie as mesmas listas de controle: “Não iniciado”, “Em andamento”, “Pendente” e “Concluído”.

  1. No Chrome, instale a extensão SEI+Trello e configure o token de integração seguindo as orientações da página de Opções;


O nome do quadro e lista padrão devem corresponder a um dos criados no itens anterior, pois quando clicar no botão do Trello no SEI, o primeiro registro do cartão será no quadro/lista indicado.
3. No SEI, use os botões criados pela extensão para vincular cartões aos processos:


Esse procedimento é feito uma única vez.
4. Tendo integrado o cartão ao processo, ao selecionar um cartão, as opções usuais do Trello podem ser acessadas diretamente pelo SEI, como:

-atribuir data ;
image

- check list ;
image

  • anotações (destaque que a anotação do cartão do Trello fica visível para todos do time, ou seja, não se limite ao setor, como na Anotação nativa do SEI - era muito útil para mim) ou alternar o cartão entre listas ou quadros (de acordo com o status ou movimentação do processo), etc;
    image
  1. Por fim, no Trello adicione o Power-up de calendário e importe a URL gerada ao e-mail que você usa como agenda. Deste modo, as datas atribuídas aos cartões (e outras notificações que escolher) serão notificadas em sua agenda.

Sugiro ainda utilizar outras ferramentas e integrações do Trello, como o complemento do Gmail, de modo que cartões possam ser criados a partir de emails ou editados rapidamente pela interface do e-mail.

Espero que ajude de alguma forma.

Hélio Souza

22 curtidas

Dicas importantes, obrigado por compartilhar.

Hélio,

É a primeira vez que vejo a uso de uma metodologia ágil na área de licitação e contratos.

Parabéns pela iniciativa!

2 curtidas


o meu sempre dá erro de sincronização, o que posso realizar ?

Ótima dica! Já utilizava o Trello mas não conhecia a extensão, literalmente uma mão na roda.

@JOSE_RODRIGUES_TEIXE , a configuração da sua extensão não está completa. Siga o passo a passo da página de instruções desde o início que vai dar certo.

Pergunta, essa versão do trello é gratuita ?

Bom dia @Vagno !

Eu utilizo a versão gratuita sem problemas. Existem algumas limitações mas funciona bem!

Muito obrigado colega.

Eu não consigo fazer com que os cartões apareçam no sei, mesmo fazendo tudo certiinho, os cartões são criados no trello mas não aparecem no sei. o que fazer?

Notei que seus processos contém um “E:” antes do número. Talvez isso esteja implicando em algo e precise de ajuste na programação. As opções são: 1) reportar ao desenvolvedor; 2) criar uma cópia da extensão e alterar você mesmo (ou alguém entendido de JScript).

Prezados(as), boa tarde!!

Alguém tem o contato com o desenvolvedor do SEI + Trello? É que com a última atualização do SEI os cartões da caixa de entrada sumiram!!

Além disso, o ícone do processo desde a mudança para a versão SEI 4.0, ficou encoberto pelo cartão.

O problema mais grave é o primeiro porque perdi totalmente a melhor funcionalidade do SEI + Trello que é visualizar as informações e anotações diretamente na tela principal.

Quem puder solicitar ao desenvolvedor para adequar as funcionalidade, ficaria muito grato.

Ah! Fiz a anotação no github do desenvolvedor, mas parece que tem muita demanda lá que não está mais sendo atendida.

Grato pela atenção!!

Olá, @Rdo_Nonato_G_Jr !

Já ia sugerir mesmo para abrir issue no Github, pois ajuda o desenvolvedor a se organizar com a fila de demandas.

Na página de apresentação do projeto no Git, consta o contato:

SEI+Trello

Senhor Hélio Souza, bom dia!!

Agradeço a gentileza pela atenção dispensada à mensagem. Não são em todos os serviços de conteúdos compartilhados como esse que os administradores dão atenção ao público mais inferior.

Contudo, sobre o serviço do SEI + Trello, já enviei mensagens no Git. Foi a primeira providência. Mas não há respostas lá. Nem dá pra saber se o desenvolvedor está dando atenção a esse serviço super útil e funcional.

Ah! Também enviei mensagem para o e-mail que consta lá. Sem sucesso.

Obrigado pelo apoio que puder dar à causa e, se for possível, fica a sugestão para que outro desenvolvedor possa dar continuidade ao projeto.

2 curtidas