Dica - Como usar o Trello para gerenciar demandas e processos no SEI

Compartilho método de gerenciamento que costumava utilizar com a extensão SEI+Trello, que integra os cartões (conceito kanban) a processos na interface do SEI.

1. No Trello crie um time (para funcionar corretamente e manter atualizados os dados as pessoas da sua equipe devem criar uma conta no Trello e instalar a extensão) e vincule as pessoas da sua equipe; Inclua os quadros de acordo com os setores que gerencia em sua equipe (diretoria/coordenações/núcleos); Em cada quadro crie as mesmas listas de controle: “Não iniciado”, “Em andamento”, “Pendente” e “Concluído”.

1. No Chrome, instale a extensão SEI+Trello e configure o token de integração seguindo as orientações da página de Opções;

O nome do quadro e lista padrão devem corresponder a um dos criados no itens anterior, pois quando clicar no botão do Trello no SEI, o primeiro registro do cartão será no quadro/lista indicado.
3. No SEI, use os botões criados pela extensão para vincular cartões aos processos:

Esse procedimento é feito uma única vez.
4. Tendo integrado o cartão ao processo, ao selecionar um cartão, as opções usuais do Trello podem ser acessadas diretamente pelo SEI, como:

-atribuir data ;
image

- check list ;
image

• anotações (destaque que a anotação do cartão do Trello fica visível para todos do time, ou seja, não se limite ao setor, como na Anotação nativa do SEI - era muito útil para mim) ou alternar o cartão entre listas ou quadros (de acordo com o status ou movimentação do processo), etc;
    image
  1. Por fim, no Trello adicione o Power-up de calendário e importe a URL gerada ao e-mail que você usa como agenda. Deste modo, as datas atribuídas aos cartões (e outras notificações que escolher) serão notificadas em sua agenda.

Sugiro ainda utilizar outras ferramentas e integrações do Trello, como o complemento do Gmail, de modo que cartões possam ser criados a partir de emails ou editados rapidamente pela interface do e-mail.

Espero que ajude de alguma forma.

Hélio Souza

14 Likes

Dicas importantes, obrigado por compartilhar.

Hélio,

É a primeira vez que vejo a uso de uma metodologia ágil na área de licitação e contratos.

Parabéns pela iniciativa!

1 Like