Como calcular reajuste contratual pela calculadora do cidadão BACEN

Boa tarde a todos!

Gostaria de saber como fazem para calcular o reajuste contratual no órgão de vocês utilizando a calculadora do BACEN?

Tenho a seguinte situação:

Data base do orçamento foi 6 de outubro de 2023.

Data base prevista para reajuste contratual: data base do orçamento

Indice: IPCA

Metodologia de cálculo: utilizando a calculadora do cidadão do BACEN

Qual deve ser o período inicial e o período final a ser colocado na calculadora?

Nov/23 a outubro/24?
Ou
Outubro/23 a setembro/24?

O índice de outubro/24 ainda não foi disponibilizado. (como agir nesse caso?)

Agradeço a colaboração de todos!

Olá. Gabriel, estou passando por situação semelhante e estou aguardando a publicação do IPCA acumulado até Setembro/2024 pelo BACEN.

No texto do contrato que estou utilizando, há um período para realizar o reajuste e retroagir à data com o atualização.

Desta forma, para o apostilamento estou contando de Outubro/2023 a Setembro/2024.

a data base do orçamento é o inicial para calculo de reajuste

Portanto a data inicial deve ser: 10/2023
Quanto a data final deve ser o referente ao período contratual, não foi mencionado o prazo mas vou supor que seja 12 meses, desde modo a data final seria 09/2024.

tais índices ja estão disponíveis.
sendo a variação no período de: 4,424740 %

Dados básicos da correção pelo IPCA (IBGE) Dados informados
Data inicial 10/2023
Data final 09/2024
Valor nominal R$ 100,00 ( REAL )
Dados calculados
Índice de correção no período 1,04424740
Valor percentual correspondente 4,424740 %
Valor corrigido na data final R$ 104,42 ( REAL )

Prezado, se seu orgao fizer parte do Executivo Federal, nao recomendo utilizar a calculadora do BACEN, pois essa não é a forma “legalmente (ampla)” prevista para tal.

O Decrero Federal n° 1.054/1994 (ainda vigente) estabelece que o reajuste deve ser realizado com base em uma fórmula:

R = valor do reajuste procurado;
V = valor contratual do fornecimento, obra ou serviço a ser reajustado;
Io = índice inicial - refere-se ao índice de custos ou de preços correspondente à data fixada para entrega da proposta da licitação;
I = índice relativo à data do reajuste

Será que dá diferença de cálculo se usar a fórmula manualmente ou de forma automática pela ferramenta do Bacen?

em relação a esse tema, lembro que para os que usam o sistema Contratos.gov.br (contratos comprasnet) há uma função de calcular o reajuste, não é automático, é uma calculadora auxiliar.

ela calcula igual a do BACEN, mas tem uma diferença na hora de colocar a data , precisa ser data a data (ex.: 01/01/2023 a 01/01/2024); e tbm tem um atraso de 1 ou 2 dias na divulgação do índice.

1 curtida

Não era pra haver rsrs

Uma pergunta: eu to usando essa fórmula pra fazer reajuste pelo SINAPI e o reajuste tá dando mais de 50% do valor do contrato, isso sem a porcentagem do BDI, to sem saber se isso tá certo

Pode descrever detalhes da sua simulação, @Otavio1?

Os índices de reajuste dos últimos 12 meses tendem a representar em torno de 6% (INCC).

mas o que vc tá usando de entrada para I0 e I ? essas não são taxas (%a.m. ou % a.a.), são números índice. Por exemplo para o IPCA esses valores vc vai obter em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=downloads > Downloads > IPCA > Série Histórica. Observe que a base é Dezembro/1993 cujo índice é 100 (cem o quê? nada! é um número índice, sem unidade, só 100), em outubro/2025 o índice é 7365,68.

Por exemplo pra calcular o reajuste de Jan/2025 (índice 7111,86) até Out/2025 (7365,68) obtemos uma correção no valor de: (I - Io)/Io = (7365,68 - 7111,86)/7111,86 = 0,03569 = 3,569%

2 curtidas