Certificação Básica em Licitações e Contratos ENAP

alex.zolet, bom dia

Grato pelas informações. O que você achou do tempo disponível para responder cada questão? E quanto ao tempo geral da prova, achou adequado?

1 Like

Os tempos por questão e total achei adequados. Bem tranquilo. Mas é para ler, responder e seguir. Não dá tempo para ler todas as questões 2 ou 3 vezes.

Mas dá tranquilamente para ir fazendo as fáceis, pular as que tem dúvida e depois retornar num segundo momento para respondê-las.

Pontos negativos do sistema: uma ver marcada a alternativa, não tem como desmarcar (só se pode trocar para outra, mas voltar a deixar em branco não permite); e não tem forma de deixar uma “flag” em questão já respondida com dúvida para voltar depois (só se deixar em branco, sem marcar resposta, pois aí no painel de progresso a questão fica como “não respondida” e pode retornar).

2 Likes

Fiz a prova na sexta, achei bem difícil para um nível básico. Num primeiro momento achei que somente eu tinha tido dificuldades, mas lendo os relatos fiquei aliviada.
Estudei para a certificação, mas as situações-problema exigem muito mais que o conhecimento “seco” da lei. Mesmo o curso de trilhas, não te capacita totalmente para a prova.

2 Likes

Nitidamente, há um descolamento da realidade das trilhas para com as questões.

A tendência é atualização do método.

1 Like

Bom dia a todos. Como um tradicional brasileiro eu fiz a prova ontem a noite. rsrsrsrs

Concordo com os colegas. Achei um nível meio pesado para ser classificado de básico. Como o @alex.zolet falou, ficou bem cara de concurso. Algumas pegadinhas, decoreba (errei uma ridícula de SRP. rsrs) e algumas alternativas duvidosas que geraram confusão e respostas sem convicção. Minha conclusão foi a mesma: devia ter me preparado melhor. Uma boa lida na Lei novamente ajuda em alguns pontos.

Sobre conteúdo, achei as questões de gestão contratual um nível acima das demais. Mas como essa é a fase que menos tenho vivência, eu já esperava.

Em relação ao que o colega Victor Hugo citou, pelo menos para mim gerou-se uma certa tensão ao fazer a prova dessa forma. Eu sou meio inquieto e precisar ficar se policiando quanto a gestos e até movimentos dos lábios é meio complicado. Mas é questão de adaptação. Por conta disso fica uma sugestão aos que vão fazer ainda: entrem antes no âmbiente de teste para ver o funcionamento do sistema e também para irem se acostumando.

4 Likes

E o resultado da prova, até agora nada.

1 Like

Estou tentando acessar desde a manhã! rsrs

Boa tarde !!
Alguém aí depois que fez a prova teve dificuldade de acessar o “Ambiente de prova” ?
E alguém ja conseguiu acesso ao resultado da prova ?

Imagino que após ter realizado a prova ao ambiente fica indisponível. O resultado ainda não saiu pelo visto.

Recebi o seguinte retorno da ENAP:
A liberação de acesso pode ocorrer até às 23h59 de hoje, 10/06.

Para quem fez a prova no primeiro período de inscrições, houve retificação nos termos do edital e uma mudança importante ocorreu: quem não for aprovado ou perdeu a prova do primeiro período pode realizar nova inscrição no 2º período e realizar a prova novamente. A redação anterior indicava que só seria possível realizar uma prova, que não era permitido se inscrever nas duas.

Em decorrência dessa mudança, o prazo limite para realizar a inscrição no 2º período foi alterado do dia 31/5 (antes da divulgação do resultado da primeira prova) para 12/6 (após o resultado da primeira prova, marcado para 10/6).

3 Likes

Bacana. Será que receberam muitas reclamações sobre o nível da prova? hahaha

também aguardando o resultado, mas, como disseram ai… até 23h59 tem “é chão”

18h30 e nada do resultado.

Eu tentei agora a pouco e até agora nada do resultado. Alguém conseguiu?

Eu acho que vem um e-mail automático com o aviso do resultado.

Nada ainda do resultado.

Ainda nada do resultado :smiling_face_with_tear:

De acordor com o cronograma → Exclusivamente pelo endereço eletrônico https://certificacaoprofissional.enap.gov.br, clicar na opção “Acessar ambiente de prova”, posteriormente em “Relatórios” e “Resultados”.

1 Like

Esse é o problema Alison, a opção “Acessar ambiente de prova” não está “clicável

1 Like