Calculadora do Cidadão

Pessoal Boa Tarde. Tudo bem ? Preciso muito de uma ajuda de vcs. Estou usando a calculadora do Cidadão e estou tentando entender o Valor percentual correspondente que aparece na calculadora. Com os dados que eu tenho e que coloco na calculadora eu consigo chegar na taxa para um dia. Entendo que para um período maior ele soma a taxa de todos esses dias e coloca o resultado ali embaixo. Porem quando consulto dias individualmente e os somo o valor da minha soma não bate com a soma da calculadora (existe uma diferença pequena mas existe).

Vou exemplificar:

Valor de 1 dia: 0,025909
Multiplicando esse valor por 2 dias: 0,51818
Valor que aparece na calculadora do cidadão: 0,051825

Minha duvida é: Será que é somado algo a mais nesse % ? Não acredito que seja arredondamento.

Obrigado

é pq taxas de juros sequenciais não devem ser somadas algebricamente, mas sim aplicadas umas sobre as outras.

algebricamente basta somar 1 a todas as taxas, multiplicar todas essas somas, e subtrair 1 da soma pra obter o resultado correto.

imagine as seguintes taxas: 10%, 20%; 30%, aplicando elas sequecialmente temos 71,6% ( (1+10%)×(1+20%)×(1+30%) = 1,1×1,2×1,3 (ou 110%×120%×130%) = 1,716 = 171,6%, subtraindo 1=100%, temos os 71,6%), completamente diferente de sua soma algébrica = 50%. Quanto mais alta as taxas, maior a diferença.

Inclusive nessas discussões de reajuste salarial de servidores públicos, vi pessoas somando algebricamente as inflações dos períodos passados pra pleitear aumento de salário… hum…“quem não tem as manha não entra não, sem a instrução de um profissional!!!”

2 curtidas