AUDATEX porque as prefeituras utilizar como base de valores genuinos ,para compara 1ª linha?

O sistema AUDATEX utiliza apenas balizamento de peças categoria genuína/montadoras opção mais cara ao ente público.Não possuem categoria de ônibus,maquinas pesadas,tratores e implementos agrícolas.

Os fornecedores que detém audatex e atendem as prefeituras fazem inserções manuais dos seus próprios valores e encaminham as prefeituras.Fornecedores ganham licitações com até 99% de descontos. Será por que ? como sobrevive este fornecedor.”Super faturamentos”.

O SISEMA AUIDATEX FOI DESENVOLVIDO PARA SEGURADORAS.COM PREÇOS GENUINOS APENAS.

Existem o SISTEMA TRAZ VALOR executa o balizamento médio de valores de primeira linha e genuínos.

Alguém que já utilizou sistema TRAZ VALOR, poderia relatar a experiência?

1 curtida

Amigo, essa é a unica opção no momento para utilização, contudo, vejo muitas dificuldades para implementa-la:
a) é uma empresa privada que atende o interesse privado, não pode-se ver a referida planilha como se vê uma agência reguladora, ela tem um lado, e o lado é o mercado.
b) a realidade praticada, os preços, os prazos, tudo diz respeito ao peças genuínas, e sabemos que fica muito desproporcional se comparadas ao mercado de peças paralelas
c) é preciso que o Edital modele essa relação fornecedor x audatex x contratante. De quem será a obrigação da assinatura, e a checagem ocorrerá em que momento do fluxo, e feito por quem.

Dito isto, eu tenho analisado essa problemática e tenho pensado seriamente em sugerir uma modelagem em forma de credenciamento, em que seja feita no mercado uma pesquisa de preço em relação a audatex, para que os fornecedores locais digam, que porcentagem de desconto dariam para as peças originais, e para as peças paralelas. De posse dessa pesquisa de mercado, eu faria um chamamento para cadastrar fornecedores, que concedam desconto X ( encontrado na pesquisa de mercado), ou seja, maior desconto sobre o preço audatex. Acredito que seria o meio mais viável para utilizá-la.
Esperto ter ajudado.

1 curtida

Obrigado pela intervenção, professor @Rodrigo_Garcia_Barbo!

Quando vocÊ fala em “credenciamento” você está pensando em Inexigibilidade de licitação, ou licitação com base em desconto sobre a tabela Audatex, como fazemos em licitação de combustível com desconto sobre tabela da Anp, manutenção predial com desconto sobre Sinapi etc?

seria o credenciamento nos moldes da 14133, No caso de haver mais de 01 (um) prestador habilitado em qualquer um dos Lotes deverão as quantidades anuais dos serviços nesses Lote seriam divididas de maneira igualitária por quantos sejam os prestadores credenciados, pela a ordem de data de credenciamento por exemplo. cada OS um fornecedor

a modelagem poderia ser adaptada para inex ou para licitação, a idéia é usar a tabela Audatex como se usa a ANP nos combustíveis, porém, passando ela pela pesquisa do mercado local, para estabelecer o desconto mínimo na modelagem. Mas repito, ainda é uma tese. rsrsrs

uma outra ferramenta importante seria um tempário que balizaria o tempo de mão de obras, sem dúvida, quando não é um gargalo é uma forma de corronper e superfaturar os serviços.

Então, professor @Rodrigo_Garcia_Barbo… eu perguntei porque o credencimento só se presta à Inexigibilidade, e neste caso eu acho mais difícil comprovar a inviabilidade de competição. A simples POSSIBILIDADE de ter mais de um credenciado não comprova a NECESSIDADE de contratar todos para atender à necessidade da Administração, como ocorre no caso do credeciamento para Compra Direta de passsagens aéreas, por exemplo.

Mas concordo que possa ser viável a licitação com base no maior desconto sobre tabela, seja a Audatex, seja outra, desde que possa ser amplamente divugada para qualquer interessado, previamente à licitação.

Sobre a questão da “divisão igualitária” entre os contratados, na verdade a norma geral de licitação não exige isto. Na Compra Direta de passagens não temos tal divisão igualitária, pois não temos como definir a priori quem irá vender as passagens. A cada cotação nova, define-se quem irá fornecer a passagem, até o limite TOTAL do orçamento disponível. Em tese, uma mesma empresa pode vir a fornecer a maioria ou até mesmo todos os bilhetes, se a cada cotação a passagem dela for a que melhor atende à Administração, atendendo às regras previamente fixadas.

2 curtidas

hoje tem uma mais econômica e tão eficiente quanto .

Olá Fabrício ,poderia estar contatando a prefeitura de domingos Martins de sua região ,para maiores referencia sobre o assunto .Ela faz o uso da plataforma.

Tem outra opção como ,com a mesma finalidade ,mais completa e tambem mais econômica

Quando não tem tabela de primeira e genuina .
fornecedor aplica descontos sobre preços genuinos de concessionarias e entregam paralelas .Descontos que chegam á 80% completamente fora da realidade de mercado.
Sem falar que o municipios faz varias licitações de peças ;LINHA DE MAQUINAS,LINHA LEVE,PNEUS todas de forma separadas.

https://www.catalogoorcamentario.com.br/

No para utilizar um modelo de credenciamento com descontos pr´s estabelecidos sobre a tabela de referecia ,descontos equivalente as categorias de 1ª linha(preço de mercado) e genuinos (preço de montadora/concessionarias)