Uso de certificado digital em nuvem - SERPRO

Caros,

Alguém vem usando o certificado digital em nuvem (sem o token físico que parece um pen drive)?

Na última renovação me falaram de inúmeras vantagens, no serpro, mas queria saber na prática.

O que penso é que além de não ter que cuidar do certificado física (perda), talvez melhore um pouco o acesso ao site de compras, pois o meu costuma “bugar” e não reconhecer o certificado, ai tenho que reinicar limpar histórico cache, ou até pedir assistência. (justamente acontece qdo mais precisamos, rs)

Obrigado

Matheus - ANP

2 curtidas

Boa tarde, @mssantos !

Funciona bem. Ele vai te exigir um computador relativamente atualizado (no caso do Windows, acho que é pelo menos o Windows 10. Mas tem suporte para Linux e demais sistemas) e um celular em condições razoáveis. A instalação é um pouco mais complexa que o token físico, mas não é nada de outro mundo.

Não havendo empecilho tecnológico, o certificado funciona bem. De resto, é meio autoexplicativo. Em vez de pedir a senha no computador, quando você entrar em algum site que acione o certificado, ele vai te pedir a senha no celular e aí é como se você estivesse com o token plugado, sendo que, de tempos em tempos, ele te solicita confirmação de senha, no celular.

Funciona. Não tenho nenhuma maravilha para dizer a respeito, mas também não tenho críticas negativas, não. Presta bem ao que se propõe.

Espero que ajude.

Att.,

Daniel - UFSCar

2 curtidas

também tinha essa dúvida, obrigado mssantos por colocá-la no forum e daniel pela resposta.
bom, uma vez q precisa de celular pra funcionar… creio que há então 2 pontos a considerar ao pensar na adoção, versus custo (recorrente) dos A3 físicos:

  • localidades onde o sinal seja precário (talvez raros mas q existem)
  • serviço precário das operadoras (demora na entrega de torpedos p ex)
  • uso de celular pessoal pra trabalho
1 curtida

Olá Daniel!! Bom dia!!
Como seria essa instalação, poderia me passar mais detalhes por favor?

Grato

Desculpa, @lucas.aires . Eu não entendi sua pergunta. Caso você possa reformular, te agradeço.

1 curtida