Trabalho remoto para o serviço público desnecessariamente presencial

2 curtidas

Eu sou suspeito, porque sempre tive a mesma visão do autor do artigo, mesmo quando trabalhava na iniciativa privada. Poucas vezes trabalhei atendendo pessoas e quase a totalidade das funções desempenhadas por mim eram através do computador. Portanto, esta visão de trabalho remoto já me acompanha há quase duas décadas. Assim que entrei no serviço público, vi uma matéria sobre o teletrabalho no TCU/CGU e, pouco depois, acontecia a pandemia. Lembro que sugeri um piloto de teletrabalho no órgão em que trabalho como solução para pouco espaço e forma de reduzir custos. Na minha ideia começaríamos com setores que não atendiam ao público, tal como a Auditoria Interna. Disseram que não poderiam, que não havia regulamentação, que isso e aquilo, mesmo o órgão tendo autonomia administrativa. Menos de um ano depois ocorreu a pandemia e todos fomos forçados a trabalhar remotamente.
Lula disse, certa vez, que a pandemia havia sido um presente de Deus (da natureza) para justificar um Estado forte. Eu digo que um dos benefícios da pandemia (porque acho que sempre temos que tentar enxergar o lado bom das coisas) foi abrir os olhos dos gestores do século passado para os benefícios de uma mudança de paradigma nas relações de trabalho, especialmente se os benefícios ultrapassam, de sobra, os malefícios. Alguns gestores possuem um bloqueio tão grande que não conseguem entender que um piloto é para testar e não é definitivo. Será medo? Medo de quê? De dar certo?