Reajuste de equipamentos, máquinas, utensílios e dispenser em contrato de limpeza

Bom dia Pessoal,

Surgiu uma dúvida com realação a reajustar o item “Equipamentos” constante no Módulo 5 - Insumos Diversos, na planilha de custos e formação de preços para o contrato de limpeza (mão de obra exclusiva). A empresa solicitou a repactuação do contrato e reajuste dos insumos.
Equipamentos: O valor constante na planilha de custos é de R$ 80,87.
Nesse caso, foi observado que na lista de equipamentos constam alguns maquinários.Exemplo: aspirador de pó, enceradeira, lava jato de alta pressão, tesoura para poda, dispenser papel, carrinho de limpeza, extensão de tomadas e outros.Fiquei na dúvida se caberia o reajuste.

Esta questão já foi discutida no grupo algumas vezes e gera controvérsia. Cálculo do valor dos equipamentos (enceradeira, etc) em planilha de serviço de limpeza
Estipulação de índice para insumos na repactuação contratos vigilância patrimonial
Entretanto, considerando o que já se tem de posicionamentos, aparentemente não seria cabível o reajuste para o item equipamentos.

Também sou da opinião de que o reajuste é só para os insumos. Equipamentos geralmente são fornecidos no primeiro ano de contrato e sobre eles incide a depreciação, que paga pela Administração no decorrer da vigência do contrato conforme cálculo realizado na época da licitação. Ainda não ouvi falar de reajuste de depreciação de equipamentos. Se alguém conhecer, por favor comentar.

1 curtida

Boa tarde Marcos25,

Onde posso conseguir o Parecer AGU nº 645/2016?
Tem o número completo? Este parecer é referente a qual questionamento e de qual órgão.
Não consegui achar no google.

Atenciosamente,
Sheila.

Boa tarde. Me envie seu e-mail por chat privado que lhe encaminho. Att.