Programa Gratuito - Cotação de Preços

Bom dia, prezados!

Meu nome é Eduardo, desenvolvedor de software,
e escrevi um software na linguagem C++ que ajuda o servidor público a realizar a cotação de preços. O servidor preenche os dados com os valores unitários e o programa automaticamente calcula o coeficiente de variação com base no desvio-padrão populacional , emitindo alertas quanto ao uso da média, mediana e menor valor. Ao final, o servidor poderá salvar o relatório em CSV para leitura em softwares tradicionais de planilha, como o Excel. O nome do programa é CotaçãoJáSuper.exe, e não necessita de instalação, basta extrair o arquivo ZIP e executá-lo. Lembro também que o programa não precisa de conexão à Internet, é totalmente offline.

Assim sendo,
Aguardo um feedback dessa grande comunidade de compradores públicos.

Abraço!

Link do programa (MEU DRIVE):

11 curtidas

Boa tarde Eduardo tudo bem,

Que excelente iniciativa a sua.

Tal ferramente será de muita ajuda para nossos colegas.

Uma sugestão que poderia fazer é verificar a possibilidade da aplicação ser multiplataforma ou então uma versão web, assim quem fosse utilizá-la poderia utilizar em quaisquer dispositivos.

4 curtidas

Boa tarde, Eduardo!

Muito boa sua ferramenta. Concordo com a sugestão do @jaugusto. Gostaria de partilhar aqui com os demais colegas a que utilizo para contratação de mão-de-obra - com algumas funções adaptáveis, especialmente o coeficiente de variação e desvio Cópia de Planilha Estimativa de Custos_Fornecedores_com fórmulas.xlsx (34,4,KB) . Acho muito útil quando a contratação envolve muitos itens. Penso que sua ferramenta possa ser melhorada nesse sentido. Caso possa colaborar conte conosco!

Abraços,

Hugo TeixeirenseCópia de Planilha Estimativa de Custos_Fornecedores_com fórmulas.xlsx (34,4,KB)

6 curtidas

Parabenizo a iniciativa dos prezados colegas e acho muito útil e de grande valia o encaminhamento de modelos de Planilhas que utilizam em seu dia a dia para contratações de mão de obra e de outras modalidades para que possamos também utilizar no Departamento de Compras, Contratos e Licitações. Obrigado

1 curtida

Boa noite, prezados colegas! Estou visualizando as mensagens agora, e fico grato pelo incentivo. Bom, gostaria de pontuar alguns tópicos suscitados por alguns colegas:

Demanda 1 - O colega ‘jaugusto’ ponderou acerca de disponibilizar a ferramenta em uma plataforma Web, para que pudesse ser utilizada em qualquer dispositivo.

Resposta 1 - Prezado colega Augusto, isso requer um servidor próprio e a utilização de linguagem JavaScript. Atualmente, não estou trabalhando com linguagem Web (trabalho com C/C++, Java e Ruby, programação de máquina), porém tenho algumas ponderações que podem solucionar a necessidade de rodá-lo em qualquer dispositivo. O programa que eu disponibilizei é escrito em C++ e pode rodar em qualquer computador que utilize o Windows como sistema operacional, inclusive sem precisar de instalação. Em segundo lugar, para os usuários que utilizam Linux (creio eu, poucos), consigo adaptá-lo rapidamente para aquela plataforma, pois a linguagem é a mesma. Em terceiro lugar, eu posso desenvolver uma versão tipo MOBILE para ANDROID (seria um aplicativo), de modo a ser acessível para a grande parte dos servidores que não disponham momentaneamente de computador/notebook.

Demanda 2 - O colega ‘Hugo_Teixeirense’ ponderou acerca de fazer melhorias no programa, em especial acerca da possibilidade de cotação para diversos itens.

Resposta 2 - Prezado colega Hugo, boa noite! É plenamente possível fazer isso, porém não é algo do dia para noite, teria que reimplementar o projeto. De antemão, não posso assegurar-me da complexidade de tal implementação, mas creio que não será algo tão fora do trivial; contudo, isso pode me levar alguns meses, mas se eu obtiver apoio suficiente - ainda que não financeiro (incentivos de projetos, reconhecimento, divulgação, visualizações, menções, apoio dos moderadores do grupo, etc.), posso implementá-lo em alguns poucos dias (seria um software gratuito e eu teria de mexer com a minha rotina de estudos e trabalho, ademais tenho minha vida paternal). Mas eu já vou colocar nos meus projetos de hobbie e vou melhorá-lo, independentemente de tudo, caro colega. Só quero que você saiba de antemão que É POSSÍVEL gerar cotações de DIVERSOS ITENS através do programa que eu já disponibilizei, de uma forma um pouco abrupta (ainda que esse não foi o meu objetivo). Se você clicar em “cotar”, já vai notar que o programa calculou a média (a mediana ou o menor valor, dependendo do critério que você utilizou), e, para incluir mais itens no relatório, basta NÃO SALVAR EM CSV, digitar novos valores e clicar em “cotar” novamente, repetindo o mesmo procedimento (apaga os valores e vai clicando em cotar) e, ao final, exporte o relatório: você terá diversos itens em sua cotação.

Em resumo, caros colegas, você podem entrar em contato comigo: edumfariabraga@gmail.com. Poderia até passar o meu WhatsApp, mas não sei se infringiria as regras desse grupo, o que não é minha intenção. De qualquer forma, abraço a todos e lembrem que vou tentar disponibilizar o programa melhorado e a versão para Android em breve.

4 curtidas

Eduardo, não consegui rodar no trabalho. O antivírus ou alguma Teve a de segurança bloqueou. Alguma dica?

2 curtidas

Boa noite, @FranklinBrasil!.

Eu disponibilizei o programa no MeuDrive,
Ele é totalmente seguro.
Acredito que se trate apenas de um alerta do navegador,
informando algo do tipo “software pode ser provavelmente perigoso porque não costuma ser baixado com frequência ()disponibilizei o link só aqui).”
Isso é um mero alerta do Google Chrome/outro navegador, basta não se assustar com aquela exclamação vermelha que aparece como ícone e clicar em manter arquivo. Após o download, você também pode escanear o programa zipado com o Windows Defender e notará que não há nenhum problema. Tenta fazer esse procedimento e me manda o retorno. Se ocorrer algo além disso, manda um “print” para mim que faço o diagnóstico na hora.

Forte abraço,
Frankin,
e saiba que o seu livro “Orçamento em compras de medicamentos da saúde” foi uma tremenda fonte de conhecimento para mim, e para muitos outros servidores também.

Aguardo o retorno.

2 curtidas

Consegui abrir, Eduardo. Obrigado. Parabéns pela iniciativa. Pode ajudar quem tenha dificuldades em fórmulas do Excel.

4 curtidas

Grato pelas palavras de incentivo, @FranklinBrasil.
E a todos os colegas, comunico que não vou parar por aqui.
Esse programa de cotação de preços é apenas um dos vários que irei disponibilizar no grupo,
com dedicatória ao grupo NELCA, com a lincença de vocês, claro.
Eu estou desenvolvendo um programa em Java (para computador Windows) que retornal ista de licitaçoes do Comprasnet, responsáveis das licitações e outros dados interessantes, utilizando unicamente dados abertos (dados.gov.br) e Portal da Transparência.

Nos próximos dias estarei publicando por aqui.
Coloco-me à disposição para ser um programador voluntário do NELCA.
Apoiam a iniciativa?
E se sim, fiquem à vontade para listar alguns programas que poderiam ser elaborados (basta imaginar a funcionalidade do programa, dizer o que ele poderia fazer, que com os meus conhecimentos, faria de tudo para colocar na prática).

Abraço a todos e aguardem os próximos softwares.

9 curtidas

Eduardo,

grato pela iniciativa. Será de grande valia. A rotina sempre é muito árdua e com o auxílio tecnológico podemos avançar de forma mais célere e com segurança.

Mais uma vez obrigado!!

Estarei lhe enviando algumas sugestões de projetos.

Leanardo Giuseppe Alves de Oliveira

SEMAT/DGAF/PCERJ

giuseppe@pcivil.rj.gov.br

(21)98596-7036

1 curtida

Eduardo, iniciativas voluntárias são a essência do espírito Nelca. Compartilhar, ajudar, contribuir, disseminar. E a tecnologia tem um papel de crescente importância na busca por eficiência na gestão pública. Sua proposta merece todo nosso apoio.

3 curtidas

Eduardo bom dia!

Também o parabenizo pela iniciativa e agradeço pela sua grandeza em compartilhar.

Trabalho no setor de licitações do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), logo nossas aquisições são de alimentos diversos, equipamentos e utensílios de cozinha.

Antes da formação do preço de referência, se faz necessário proceder aos cálculos de exequibilidade de cada item, por isso, gostaria de saber se já tem elaborado alguma forma de cálculo com esta finalidade.

Utilizamos uma planilha em Excel, que também podemos compartilhar neste grupo caso tenham interesse, que foi elaborada pela nossa equipe a fim de identificarmos se os preços são exequíveis ou excessivamente elevados. Os resultados obtidos como preços exequíveis são lançados em outra planilha que é o Quadro Resumo Orçamentário, planilha esta que faria a função deste sofware.

O software que compartilhou é bem prático e gostaríamos de adotá-lo, porém seria necessário identificar para qual item estamos estimando o preço e o código do CATMAT, e ainda no lugar do preço 1, 2, 3 etc, incluirmos qual a fonte de cada cotação, exemplo: Painel de Preços, governo estadual, municipal ou qual site especializado e qual fornecedor, nesse sentido gostaríamos de saber se tais campos podem ser editados.

Um abraço,

3 curtidas

Boa tarde @Eduardo_Marques

Opa!! Poderíamos nos ajudar nisso. Há um site que oferece hospedagem web gratuita: https://br.000webhost.com. Inclusive já utilizei ele em alguns projetos. Quanto à linguagem utilizada, creio que estas que você está familiarizado (Java, Ruby) podem ser utilizadas para desenvolver qualquer coisa, inclusive da versão web da sua planilha. Mas não me leve a mal, é só uma sugestão e que poderíamos quem sabe, trabalhar num futuro e com isso alcançar mais servidores.

Bem-vindo ao clube amigo. Também utilizo Linux, tanto em casa, como no trabalho (graças!!) Se puder enviar a versão Linux agradeceria muito.

Abraços e parabéns pelo trabalho.

2 curtidas

Boa noite, @jaugusto.

Muito boa a sugestão, mas de momento eu estou desenvolvendo a segunda versão em C++, com novas funcionalidades. A versão em Linux do programa, vou disponibilizá-la após a divulgação da segunda versão no Windows. Abraço!

2 curtidas

Prezada @Marisa_Tietz, boa noite!

Fico contente que haja desfrutado do programa,
mas peço que aguarde a segunda versão do mesmo,
pois estou trabalhando nos pontos de melhorias levantadas por você (cotação com muitos itens e novos campos).

Acredito que ficará pronta até o próximo mês, faltam poucos ajustes.
Quando terminar, menciono vocêe os outros colegas do grupo.
Abraço!

1 curtida

Boa tarde, colega @jaugusto !

Conforme o conversado anteriormente,
Venho disponibilizar o link pelo qual você poderá adquirir a versão para Linux.

Link: https://github.com/eduprogrammer/CotacaoCalc

Não é bem a versão completa em C, eu o batizei como um programa diferente (Cotação Calc).
Em verdade, é um script na linguagem TCL, que tem quase as mesmas funcionalidades do programa completo.
Basta baixar os arquivos no repositório acima e seguir as instruções.
Em caso de dúvidas, basta me contatar!
Abraços!

@FranklinBrasil, parabéns pela iniciativa.

1 curtida