Planilha de Custos - Análise

Prezados,

Após análise da proposta de uma empresa, solicitamos algumas correções em sua planilha de custos. Ocorre que ao apresentar a planilha de custos ajustada, a empresa reduziu o valor informado para custear Uniformes e EPI’S pela metade, não apresentando qualquer justificativa. Nossa dúvida reside na possibilidade/legalidade dessa alteração.

Marcos, a empresa pode ajustar a planilha, sem mexer no preço global. E deve se responsabilizar pelos erros que eventualmente cometa na estimativa dos custos. O relevante é avaliar se há estimativa total suficiente para cobrir os custos mínimos. Se houver dúvida sobre a capacidade de cobertura dos custos de uniformes e EPI, sugiro abrir diligência para oportunizar a explicação pela licitante.

Estou com esse mesmo problema. Estou com uma uma licitação, que jáforamfeitas diversas diligências prparaa empresa consertarou justificar os preço. Toda vez que se realizaa diligência a empresa apresenta algo errado. Por último (depois de mais de 5 diligências) ela reduziumais de 80% o valor do profissional ausente. O que acham dessa situação?

É uma situação delicada, Dionesia. Minha sugestão, nesses casos, é o órgão comprador ter sua própria referência de preço global inexequível (zerar itens gerenciáveis na planilha estimativa). Se o preço ofertado está acima desse piso, aceita a proposta, mesmo com alguma falha num dos itens, especialmente em item estimativo (como a reposição do profissional ausente).

Veja essa discussão sobre o tema, no Nelca 1.0, em agosto/2018:
Erro no preenchimento da Planilha de Preços x número de convocações razoáveis

https://groups.google.com/d/msg/nelca/j8FIvTBKzWw/QCQYGJQpDAAJ

Franklin Brasil
Autor de Como Combater o Desperdício no Setor Público

Autor de Como Combater a Corrupção em Licitações

Autor de Preço de referência em compras públicas