Pedido de repactuação da empresa com CCTs diferentes, erro na licitação

Amigos,

Aqui no órgão, no processo de repactuação de dois contratos distintos, ambos firmados com a mesma empresa, verificou-se que foram apresentadas CCTs diferentes para cada contrato, apesar de serem com a mesma contratada.
Esse fato indica um possível equívoco no exame da proposta inicial por parte do pregoeiro, uma vez que, conforme entendimento normativo, a CCT aplicável deve ser vinculada à atividade preponderante da empresa e, portanto, a mesma para ambos os contratos, certo?!
Diante da situação atual, com os contratos já vigentes e os pedidos de repactuação em análise, questiona-se:

1. Como proceder em relação à análise e aprovação dos pedidos de repactuação, considerando a apresentação de CCTs distintas?
  2. Seria cabível a exigência de regularização, com a aplicação de uma única CCT correspondente à atividade preponderante da empresa, nesse caso?
  3. Quais providências devem ser adotadas agora para corrigir ou mitigar eventuais inconformidades legais ou responsabilidades?

Agradeço pela ajuda, amigos!

Olá, @SRN !

As CCT’s vinculadas às propostas do licitante vencedor são as mesmas que a Administração utilizou como paradigma para fins de orçamento estimado da contratação?

Exatamente, Iago!!!

Passou batido isso, infelizmente!

Então, @SRN, considere em flexibilizar a sua interpretação com base no Acórdão n. 1207/2024-TCU-Plenário, pois, em tese, a Administração recomendou a melhor CCT para o caso concreto.

Se o licitante vencedor vinculou sua proposta à CCT recomendada no Termo de Referência, está tudo certo a princípio.

Inclusive esse assunto vem sendo pacificado, conforme consta no Acórdão acima citado e na INSTRUÇÃO NORMATIVA SEGES/MGI Nº 176, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2024.

Show, Iago!!!

No entanto, o problema é que ela apresentou duas CCTs para dois objetos distintos, e já está na fase de execução contratual, com a formalização de pedido de Repactuação. Claro que houve um erro da administração no processo licitatório, o que buscamos agora é uma alternativa para amenizar ou resolver isso!

Vou dar uma lida nesses que você me apresentou, tentar me aprofundar no assunto melhor! rs

Valeu, meu velho!

1 Like