Gostaria de saber se os colegas utilizam algum software para o controle das licitações da entidade. Por exemplo, que seja possível incluir os prazos de cada etapa de cada um dos processos, equipe envolvida, indicações de que o prazo está próximo de vencer e uma visualização em diagrama de Gantt para uma melhor visualização e demonstração em reuniões.
Aqui no meu órgão, usamos aquele que alguns consideram o melhor software do mundo: planilhas do Excel (rsrs). Para ser justo, começamos com o Google Docs e, com a adoção do 365, estamos migrando.
Nós temos uma base de dados (planilha), desde de 2019, com a quantidade de dias úteis por etapa. Cada etapa é um marco relevante do processo (como é feito aqui), que definimos para fins de acompanhamento. Os dados de conclusão para cada etapa foram coletados no SEI, considerando os handoffs, ou seja, as transferência ou envio do processo entre as unidades (o que importa aqui é ser uniforme, mesmo tratamento em todos os processos da amostra).
A partir dessa base, separada por ano, realizamos uma análise estatística de tempo médio de duração para criar um cronograma anual com estimavas de datas futuras em cada etapa. Inclusive, no plano anual de contratações, divulgamos a data esperada para publicação do edital.
A aba “Resumo”, sumariza a análise estátisca. Cada ano tem sua base “202X” e o seu cronograma “CRONOGRAMA 202X”. No exemplo, a aba “2024” está todas as etapas concluídas e a “2025”, contém várias etapas estimadas, que na lógica da planilha ficam destacadas em verde. Acredito que seja possível entender os cálculos e relacionamentos a partir da análise das fórmular, embora algumas sejam um pouco mais complicadas (rsrs).
A partir dessa estrutura, estamos consolidando as bases anuais em uma única base no sharepoint 365 (Excel), que será atualizada e utilizada como fonte de dados para o desenvolvimento de um painel de cronograma no PowerBI.
No Conselho Federal de Química, usamos o Implanta, mas pra te falar a verdade, uma planilha bem feita serve bem o propósito. O Implanta acaba sendo muito pesado, cheio de informações, entulhado. Muitas vezes, o simples é o melhor.
Sou da área de TI e aqui na Câmara desconheço um software específico para isso. Acredito que cada diretoria tenha alguma planilha ou algo parecido.
Mas como todo processo acho que seria útil uma ferramenta de workflow. Se o órgão já não possuir uma ferramenta desse tipo que possa ter um novo processo configurado, sugiro avaliar a possibilidade da área de TI subir uma instância do Camunda. O Camunda é um software livre com motor e orquestração de processos. A vantagem é que um processo pode ser desenhado utilizando qualquer ferramenta de desenho de processos compatível com BPMN (a própria Camunda disponibiliza uma) e colocado para rodar com pouco ou nenhum esforço de programação. O Camunda também oferece uma interface gráfica básica para interação de usuário com os formulários do processo, mas também pode ser integrado a outros sistemas existentes. Não oferece, salvo engano, um diagrama que facilite a visualização dos processos, mas é possível acompanhar as atividades de execução de outras formas igualmente eficazes.
Boa tarde! eu conheço um, mas, devido caso eu precise mencionar o nome, contato etc. não sei se é permitido diante das regras do grupo. Tento em vista que o mesmo, de certa forma, tem várias funções.
Olá.
Eu também posso indicar duas opções para gestão do processo, prazos, desempenho, porcentagem de execução, tarefas e agenda.
Eu mesmo já testei, muitas ferramentas semelhantes. Dei preferência devido à facilidade de comunicação e rapidez no suporte.
Uma delas é a Incicle (https://www.incicle.com/) gera processo, com quadros de atividade, permite anexos, checklist, avisa atividade atrasada, usa e exibe em Kanban, Gantt, 5W2H, calendário e dashboard.
A outra é a RunRun.It (Runrun.it | Gerenciador de Processos e Projetos) que exibe e organiza em Kanban, por quadros e permite criar atividades, com diversas fucionalidades.
Ambas têm a opção grátis com um período de teste e suporte técnico personalizado, com baixo custo e excelente desempenho.