Manutenção predial - maior desconto

Bom dia colegas,

Estamos trabalhando na contratação de serviços de manutenção predial sem dedicação de mão de obra exclusiva e por maior desconto sobre a tabela sinapi.

Algum colega já trabalhou com o objeto desta forma? Que possa contribuir conosco?

Nossa maior dúvida é sobre a definição do BDI, se precisamos já estabelecer ou se o contratado em cada serviço que for fazer, estabelece o BDI dele.

Desde já, agradecemos.

Att,

1 curtida

Olá, @Sabrinaa.

Esse tipo de modelagem, até onde conheço, prevê um BDI estimativo, que pode ser fixo ou ser submetido à disputa.

Para referência, sugiro pesquisar editais no Comprasnet em
http://comprasnet.gov.br/ConsultaLicitacoes/ConsLicitacao_RelacaoTexto.asp

Use, por exemplo, as palavras-chave <manutenção sinapi desconto> e você encontrará muitos editais (130, em consulta que acabei de fazer) inclusive alguns bens recentes.

Gostaria de chamar atenção para a importância de avaliar, na fase de ETP, as efetivas necessidades da unidade contratante, assim como as soluções possíveis para atendê-las. A modelagem de manutenção predial possui diversas variáveis relevantes para a tomada de decisão. Tenho buscado defender a preocupação com os custos administrativos inerentes a cada modelo. A opção pelo maior desconto da tabela Sinapi tem certamente vantagens, mas também tem riscos e exige consideráveis esforços de gestão durante a execução, afinal, em geral, para cada demanda, por menor que seja, deverá ser elaborado orçamento prévio pelo contratado, submetido à avaliação do contratante, o que pode representar significativo volume de trabalho de uma equipe do quadro próprio, assim como pode acarretar atrasos e dificuldades em sanar problemas urgentes.

Nos últimos tempos, em função dos estudos e da minha pesquisa de Doutorado, meu objeto principal de atenção tem sido o ETP. Minha percepção, corroborada com algumas evidências que já pude coletar, me levam a concluir que estamos muito longe do ideal a respeito de como entender, elaborar e usar os Estudos Preliminares.

Espero ter contribuído.

7 curtidas

Muito obrigada pela contribuição Franklin.