Boa tarde!
Pede-se por gentileza, a indicação de livros sobre terceirização e fiscalização de contratos de serviços terceirizados.
Antecipadamento grato.
Boa tarde!
Pede-se por gentileza, a indicação de livros sobre terceirização e fiscalização de contratos de serviços terceirizados.
Antecipadamento grato.
Sugiro ler o guia de contratação de soluções de TI do TCU e o documento Riscos e Controles nas Aquisições (RCA), também do TCU.
Esses textos ajudarão a ter uma perspectiva dos riscos envolvidos nas contratações, inclusive de serviços, bem como propostas de controles internos para tratar os riscos expostos.
Tanto pelo fato de ela ser integrante ativa do Nelca, quanto pela qualidade do livro, indico esta obra, escrita pela professora @FlavianaPaim em parceria com a Cristiana Fortini.
Obrigada @ronaldocorrea pela indicação.
@rafaelssh falo com pesar, mas temos muito pouca literatura atualizada sobre terceirização e fiscalização de contratos. Pouca mesmo e ainda o que temos, trata muito mais de questões e contornos jurídicos de terceirização do que de forma operacional, que de fato é o que muitos buscam e precisam. Não sei se é o teu caso. Casualmente, fiz uma pesquisa recente para poder indicar material complementar para uma disciplina de uma pós graduação que ministro e fiquei constrangida de não ter farta literatura a indicar.
Assim, te sugiro a complementar teus estudos inscrevendo-se em cursos e eventos (tem alguns gratuitos inclusive e excelentes) que tratem desta temática sob vários enfoques: algumas vezes mais jurídico, em outros, mais prático e operacional. Neles são utilizados apostilas que podem também ser citados em trabalhos científicos, pareceres ou utilizados no dia-a-dia.
Eu como grande apreciadora da temática, quero me dedicar ainda neste 2º semestre de 2022 a escrever mais sobre essas questões e assim colaborar de forma mais efetiva na disseminação de conhecimento. Abraço.
FlavianaPaim, com a entrada do e social, a analise do FGTS e GPS das contratadas tornou-se um pouco duvidosa quanto a eficacia.
recentemente uma empresa enviou documentos bancarios falsificados do pagamento FGTS , os creditos não entraram na conta do funcionário e a certidao do FGTS estava ok para o CNPJ, sendo assim considero que teremos que rever a forma de fiscalizar estes documentos.
Que embaraçoso isso @patricia1! A fiscalização de contratos sempre pressupõe boa fé quanto a veracidade dos documentos apresentados. O E-Social, como busca dados tributários de outra declaração acessória que as empresas entregam -DCTFWEB para realizar a compensação e apurar valores a pagar, tem gerado dificuldades práticas mesmo, porque algumas orientações que lá constam, não competiria a fiscalização de um contrato terceirizado “auditar”. Mas havendo fraudes nas informações, falsificação etc, os responsáveis da empresa estão sujeito não só às sanções previstas no próprio contrato, como virem a responder criminalmente.
Além do guia de contratação de TI e do documento RCA do TCU, que citei em mensagem anterior, talvez seja útil a leitura do Acórdão 1.214/2013-TCU-Plenário, da relatoria do Ministro Aroldo Cedraz, que trata justamente das melhorias nos procedimentos relativos à contratação e à execução de contratos de terceirização de serviços continuados na Administração Pública Federal.
No item “II.e” do relatório do relator é tratada a questão da fiscalização do FGTS.