Indicação de professores - Curso de gestão e fiscalização de contratos administrativos

Prezados colegas,

Espero que todos estejam bem.

Venho solicitar a ajuda de vocês para indicação de professores que atuem na área de gestão e fiscalização de contratos administrativos. Estou em busca tanto de nomes já conceituados e conhecidos no mercado quanto de profissionais que, mesmo sem grande projeção, sejam servidores públicos e possuam experiência prática, especialmente na realidade das prefeituras.

Se conhecerem alguém que se encaixe nesse perfil e possam compartilhar (incluindo meios de contato), ficarei muito agradecido.

Agradeço desde já a todos que puderem contribuir!

Um cordial abraço.

1 Like

E aí, colega @Alok , se puder apenas dar meu “pitaco”, sugiro que dê preferência ao segundo perfil de profissional em relação ao primeiro se o seu foco são questões práticas e concretas.

Na minha opinião, profissionais conceituados tendem a estar afastados da prática, e aí os ensinamentos ficam muito no mundo das ideias, no ideal normativo e tendem a “sair pela tangente” na solução de problemas reais.

Mas… se o objetivo for uma capacitação mais geral, aí sim talvez valha mais o profissional conceituado.

3 Likes

Muito bem vindo o seu pitaco rsrs. Penso da mesma forma. Muito obrigado.

1 Like

Complementando, bom também antes é fazer um briefing com o profissional pra repassar: os atuais procedimentos, dimensionar a equipe disponível, os meios e a carga de trabalho de fiscalização. Para que ele não venha com soluções que servem para a CGU, pro TCU (estruturas imensas), mas que não servem para uma prefeitura.

3 Likes

Da minha experiência — seja em órgãos federais, estaduais ou em prefeituras, especialmente do interior de Mato Grosso —, é importante afirmar: não existe solução mágica para a fiscalização de contratos.

Já vi situações bem curiosas. Servidores designados para fiscalizar mais de 20 contratos simultaneamente, de naturezas completamente distintas, acumulando ainda as atribuições ordinárias do cargo.

O mais comum, porém, é a ausência de estímulo à atividade. Em muitos casos, a fiscalização funciona quase como uma penalidade. Ninguém quer o encargo, mas também não pode recusá-lo, exceto quando há inviabilidade técnica ou prática. Não há gratificação, nem mesmo reconhecimento simbólico — às vezes, nem um “obrigado”.

Outro problema recorrente é a falta de senso de responsabilidade compartilhada dentro das instituições. A limpeza é um bom exemplo: beneficia a todos, ocorre em diversos espaços físicos, muitas vezes espalhados pela cidade ou até pelo estado. Mesmo assim, normalmente, há apenas um servidor designado como fiscal. Muita gente para reclamar; pouca para ajudar.

Fiscalizar exige tempo, deslocamento, método e competência técnica. Poucos objetos contratuais permitem fiscalização à distância. Mesmo por amostragem, é preciso saber como definir a amostra, o que verificar, com que critérios e com quais instrumentos de rastreabilidade: fotos, vídeos, contagens, medições, inspeções, laudos, certificações, entrevistas etc.

De pouco adianta exigir dezenas de requisitos na licitação se ninguém sabe, depois, como verificar esses elementos na entrega. Tampouco resolve elaborar métodos sofisticados na fase de planejamento se eles não são viáveis na execução contratual.

Não quero discordar dos colegas que me antecederam — há, de fato, uma distância entre o modelo ideal e a prática cotidiana. Mas isso não pode justificar falhas grotescas de supervisão, do tipo: “não temos pessoal” ou “não há condições”. Se é assim, talvez o próprio ETP devesse concluir pela inviabilidade da contratação. Ou recomendar apoio administrativo complementar à fiscalização, por meio de contratos acessórios.

Talvez o maior desafio não esteja apenas na capacitação dos fiscais, mas sim em convencer a alta administração sobre a centralidade do tema. De pouco adianta treinar fiscais se as lideranças continuam tratando a fiscalização como um fardo invisível. Enquanto não houver valorização institucional da função fiscalizatória, com reconhecimento, apoio técnico e gestão ativa dos riscos contratuais, em nível do macroprocesso e do objeto, seguiremos enxugando gelo.

9 Likes

Indico a Professora Márcia Walquiria Batista dos Santos. Fiz recentemente um excelente curso ministrado por ela sobre Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos pelo IBEGESP

1 Like

ALOK, Recomento um cheklist de falhas, para conhecer os problemas que o setor vêm enfrentando, para preparar uma vacina. A fiscalização de contratos administrativos tem diversas formas de abordagem. O DR. Franklin, mostrou uma das realidades. No entanto fiscalizar contrato é saber cobrar, tipo venda, tem gente que vende bem, mais não sabe cobrar e termina tomando calote. Abraço, amigo. estou pensando em me candidatar, rs.

2 Likes

Recentemente fizemos um curso com Prof Paulo Reis, Engenheiro e servidor aposentado do BASA, além de outros cargos no TRE/PA e TJ/PA

https://www.instagram.com/p/DGESMrgyAy4/?igsh=MXNiZTl0a2d6YWo0NQ==

2 Likes

Professor Walter Salomão Gouvêa

Esse cara é o melhor!!! Se for contrato DEMO então!! Pode ir sem medo!!!
A junção perfeita da teoria atualizada com a prática!!!

2 Likes

Gosto muito da Madeline Furtado. Participo do grupo de whatsapp que ela criou para tirar dúvidas. Tem livros publicados na área e muita experiência na área.

1 Like

Olá, @Alok !

Os cursos remotos promovidos pela ENAP são excelentes!

2 Likes

Posso indicar meu nome? Dou o curso de Gestão e Fiscalização de contratos na ENAP. Se precisar de referências, só pedir.

4 Likes

Olá, Alok!

Sou Flávio Cavalcanti, atualmente Procurador do Município de São Paulo, desde 06/2024. Antes, atuei como Gestor Governamental do Estado de Pernambuco por 14 anos, exercendo diversas funções de liderança em secretarias de grande porte daquele Estado, com foco especial na área de compras públicas. Ministrei diversos cursos de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos por meio da Escola de Governo (CEFOSPE/EGAPE).

Deixo aqui meu perfil no LinkedIN para seguirmos dialogando a respeito!

https://www.linkedin.com/in/flávio-cavalcanti-178349157/

Abraço a todos os participantes desta comunidade!

3 Likes