Boa tarde, pessoal!
Alguém tem acesso ao manual do novo módulo IRP Digital?
Onde trabalho não estamos conseguindo realizar lançamentos de IRP. Qual o perfil necessário para isso?
Muito obrigado, @rodrigo.araujo !
Sabe me dizer qual o perfil necessário para ter acesso ao IRP Digital?
@Iago exatamente qual perfil eu não sei mas acredito que seja um dos indicados neste página
https://contratos.ufsc.br/acesso-siasg/
Tinha um perfil IRP mas acho que esse era para o módulo antigo mas se não der certo com os outros tente esse tambem
Obirgado pelo retorno, @rodrigo.araujo !
Alguém aqui que já manifestou pelo IRP digital conseguiu enviar algum arquivo pelo sistema? Ou foi cobrado pelo órgão gerenciador a enviar por fora?
O próprio manual não mostra onde inserir nenhum arquivo. Só quantidades e local de entrega.
Já tenho todos os perfis ativados. Mesmo assim o problema continua.
Abrir um chamado junto ao Compras.gov.br.
A primeira solução deles foi:
Diante dessa resposta insatisfatória, reabrir o chamado:
Solução:
Novo Acompanhamento: Em 22/07/2026 13:56:47 às o Responsável SIASG - 3º Nível escreveu:
Prezado(a) usuário(a),
Em atenção à sua solicitação, informamos que não é possível realizar a criação de uma IRP diretamente pelo módulo IRP Digital.
Em análise ao caso, verificamos que o motivo pelo qual a IRP não é exibida nos módulos IRPs Gerenciáveis ou IRPs Partícipes é que, durante o cadastramento da contratação no Novo Divulgação de Compras, não foi selecionada a opção Abrir IRP para manifestação antes da divulgação da contratação.
Em razão disso, a contratação foi publicada apenas como um Sistema de Registro de Preços (SRP), sem que fosse encaminhada ao módulo IRP Digital. Consequentemente:
- A contratação ficará disponível apenas para a UASG Gerenciadora;
- Não será possível que outras UASGs ingressem como participantes da Ata de Registro de Preços, uma vez que não houve a etapa de manifestação de interesse por meio da IRP Digital;
- A IRP não será apresentada nos módulos IRPs Gerenciáveis e IRPs Partícipes, pois não foi aberta para manifestação.
Ressaltamos, ainda, que, caso a Ata de Registro de Preços permita adesões, as UASGs que não participaram da etapa de manifestação de interesse poderão, posteriormente, solicitar adesão à Ata de Registro de Preços na condição de órgão não participante (órgão carona), observadas as regras e os limites estabelecidos na legislação vigente.
Por fim, esclarecemos que, após a divulgação da contratação sem a seleção da opção Abrir IRP para manifestação, não é possível retornar essa contratação ao módulo IRP Digital para disponibilizá-la à manifestação de interesse das UASGs participantes. Nesses casos, caso o órgão deseje permitir a participação de outros órgãos por meio da IRP Digital, será necessário revogar a contratação (ou o certame, conforme o caso) e realizar um novo cadastramento, selecionando, antes da divulgação, a opção Abrir IRP para manifestação.
Para que uma contratação seja encaminhada ao módulo IRP Digital, é indispensável que, antes da divulgação da contratação, seja marcada a opção Abrir IRP para manifestação, conforme demonstrado na imagem encaminhada.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte Técnico.
Atenciosamente,
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos