Intenção de Registro de Preços Digital (IRP Digital)

Boa tarde, pessoal!

Alguém tem acesso ao manual do novo módulo IRP Digital?

Onde trabalho não estamos conseguindo realizar lançamentos de IRP. Qual o perfil necessário para isso?

https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/manuais/copy_of_manuais/manual-fase-interna/manual-novo-divulgacao-de-contratacoes/v2-temporario-tutorial-contratacao-com-srp-no-novo-dc.pdf

Muito obrigado, @rodrigo.araujo !

Sabe me dizer qual o perfil necessário para ter acesso ao IRP Digital?

@Iago exatamente qual perfil eu não sei mas acredito que seja um dos indicados neste página

https://contratos.ufsc.br/acesso-siasg/

Tinha um perfil IRP mas acho que esse era para o módulo antigo mas se não der certo com os outros tente esse tambem

Obirgado pelo retorno, @rodrigo.araujo !

Alguém aqui que já manifestou pelo IRP digital conseguiu enviar algum arquivo pelo sistema? Ou foi cobrado pelo órgão gerenciador a enviar por fora?

O próprio manual não mostra onde inserir nenhum arquivo. Só quantidades e local de entrega.

@rodrigo.araujo ,

Já tenho todos os perfis ativados. Mesmo assim o problema continua.

Abrir um chamado junto ao Compras.gov.br.

A primeira solução deles foi:

Diante dessa resposta insatisfatória, reabrir o chamado:

Solução:

Novo Acompanhamento: Em 22/07/2026 13:56:47 às o Responsável SIASG - 3º Nível escreveu:

Prezado(a) usuário(a),

Em atenção à sua solicitação, informamos que não é possível realizar a criação de uma IRP diretamente pelo módulo IRP Digital.

Em análise ao caso, verificamos que o motivo pelo qual a IRP não é exibida nos módulos IRPs Gerenciáveis ou IRPs Partícipes é que, durante o cadastramento da contratação no Novo Divulgação de Compras, não foi selecionada a opção Abrir IRP para manifestação antes da divulgação da contratação.

Em razão disso, a contratação foi publicada apenas como um Sistema de Registro de Preços (SRP), sem que fosse encaminhada ao módulo IRP Digital. Consequentemente:

• A contratação ficará disponível apenas para a UASG Gerenciadora;
  • Não será possível que outras UASGs ingressem como participantes da Ata de Registro de Preços, uma vez que não houve a etapa de manifestação de interesse por meio da IRP Digital;
  • A IRP não será apresentada nos módulos IRPs Gerenciáveis e IRPs Partícipes, pois não foi aberta para manifestação.

Ressaltamos, ainda, que, caso a Ata de Registro de Preços permita adesões, as UASGs que não participaram da etapa de manifestação de interesse poderão, posteriormente, solicitar adesão à Ata de Registro de Preços na condição de órgão não participante (órgão carona), observadas as regras e os limites estabelecidos na legislação vigente.

Por fim, esclarecemos que, após a divulgação da contratação sem a seleção da opção Abrir IRP para manifestação, não é possível retornar essa contratação ao módulo IRP Digital para disponibilizá-la à manifestação de interesse das UASGs participantes. Nesses casos, caso o órgão deseje permitir a participação de outros órgãos por meio da IRP Digital, será necessário revogar a contratação (ou o certame, conforme o caso) e realizar um novo cadastramento, selecionando, antes da divulgação, a opção Abrir IRP para manifestação.

Para que uma contratação seja encaminhada ao módulo IRP Digital, é indispensável que, antes da divulgação da contratação, seja marcada a opção Abrir IRP para manifestação, conforme demonstrado na imagem encaminhada.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte Técnico.

Atenciosamente,

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos