Habilidades para teletrabalho em casa: construção e evidências de validade da escala

Este estudo relata o desenvolvimento e as evidências de validade psicométrica da Escala de Habilidades para o Teletrabalho em Casa (EHTC). A pesquisa foi aplicada a 7.608 servidores de diferentes órgãos públicos brasileiros.

:star2:O instrumento possui uma estrutura empírica bifatorial que avalia habilidades para o balanceamento entre trabalho e outras atividades (soft skills) e para utilização de recursos digitais nas interações de trabalho (hard skills).

:computer:Se interessou? Acesse o link http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.22568

4 curtidas

Muito bom artigo. Parabéns.

3 curtidas

Tópico interessante!
Quais a formas de desenvolver os servidores de baixo domínio e grande bloqueio tecnológicos?
Tenho alguns casos desafiadores!

2 curtidas

César,

Há alguns caminhos possíveis. Vou compartilhar algumas reflexões, ok?

1 - com o apoio da área de treinamento e desenvolvimento vocês poderiam mapear quais as dificuldades que impactam no desempenho desses profissionais. Quando falamos em dificuldades relacionadas à tecnologia estamos abarcando um universo de habilidades, então delimitar o que precisa ser aprendido no curto e médio prazos me parece necessário;

2 - algumas pessoas sentem vergonha e, talvez, esse sentimento gere bloqueio frente ao novo. Quando o desenho instrucional (desenho do treinamento) é elaborado cuidadosamente, um dos pontos é descrever as características do nosso público-alvo. Planejar uma turma pequena e homogênea, nesse caso, pode encorajar a participação ativa dos colaboradores.

3 - os objetivos instrucionais devem ser claros e com possibilidade de aplicação durante o curso (exercícios práticos baseados em situações reais). O que eles saberão fazer? Isso precisa ser dito;

4 - importante ter um instrutor paciente e que não presuma que a turma sabe o “básico”. Afinal, até mesmo o básico para uns é o intermediário/avançado para outros;

5 - eu apostaria num treinamento “leve” com poucas horas por dia e em dias alternados;

6 - incluam um módulo sobre segurança da informação. Já dizia Stan Lee: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Abraços

1 curtida