Me ajudem a esclarecer uma coisinha, por favor:thinking:: O TCU tem falando em avisar no chat quando for suspender o pregão eletrônico, mas com a máxima vênia, acho que não é a melhor ou única solução:grimacing:. Tem que usar a funcionalidade de suspensão de fato e não só avisar no chat.
Mas acabei descobrindo que nem todo sistema tem essa funcionalidade e nem todos notificam automaticamente aos licitantes quando o pregoeiro usa corretamente a funcionalidade de suspensa administrativa da sessão pública (sim, tem pregoeiro que mesmo tendo a funcionalidade não usa:rage:).
No Compras.gov.br, no Licitanet e no Portal de Compras Públicas, eu sei que tem a funcionalidade de suspensão administrativa e notifica automaticamente a todos quando o pregoeiro usa corretamente tal funcionalidade.
E no sistema que vocês usam? Se o pregão não termina no mesmo dia ou na hora da pausa para almoço, qual é a funcionalidade do sistema que o pregoeiro usa? Só o chat? Não suspende de fato a sessão pública?
Suspendo somente no Chat no Comprasnet, pois caso contrário não consigo acessar as propostas e documentos de Habilitação. Antes suspendia nas duas opções, mas como não conseguia acessar os documentos anexados pelos fornecedores passei realizar somente no Chat. Não sei se é o procedimento é o correto, entretanto é o que tenho adotado.
D.S.L_A_BRASIL, no sistema Compras.gov, é possível acessar os documentos anexados pelos licitantes mesmo com a sessão suspensa na opção “suspensão administrativa”, basta ir em “visualizar propostas/declarações”.
E, ademais, se a sessão está suspensa, não acho justificável apontar a necessidade de acesso a documentos anexos, já que a sessão está suspensa, né? O pregoeiro não deve praticar nenhum ato com a sessão suspensa. E se precisar analisar documentos para depois tomar uma decisão quando reabrir a sessão, baixe eles antes de suspender ou acesse como a @Enise indicou.
Aliás, até no acesso público consegue ver os documentos, mesmo com a sessão suspensa. Eu nunca tive problemas com isto e sempre suspendi administrativamente.