Dúvida valores por metro quadrado e planilha

Rosalina,

Tentarei usar o exemplo do item 1 para fazer os cálculos.

Aplicando o preço por m2 que você estimou, dá:

image

Ou seja, você estimou pagar R$ 15.932,42 mensalmente pelo serviço. Dentro desse valor está o custo do material, que você estimou em 2.328,38.

1 curtida

Sim, é isso que você já ESTÁ fazendo, Rosalina. Sua planilha está prevendo a limpeza da fachada 2x/ano e o custo disso está sendo diluído/provisionado mês a mês. É isso que acontece quando você adota aquele modelo de planilha, que prevê o cálculo do preço do M2 com base na frequência da limpeza.

Os materiais da limpeza das fachadas, suponho, já estão naquela sua planilha de materiais, que tiveram os custos diluídos por todos os empregados estimados na equipe completa de limpeza (4 pessoas).

Você só precisaria fazer a planilha de custos separada para o servente da fachada SE ele tiver periculosidade. E, sinceramente, pelo baixíssimo impacto da fachada nos custos totais, não acho que compensaria.

1 curtida

Sim, mas meu receio é impugnação, reclamação dos fornecedores.
Mas eu devo omitir a palavra “risco”?

Como o local é limpo hoje? Qual o método? Qual a frequência? Quem faz essa limpeza? Existe pagamento de algum adicional nessa limpeza hoje? Esses são fatores importantes.

Se houver impugnação, seu papel será analisar com base nos fundamentos que forem apresentados.

1 curtida

Uma vez no semestre…
Minha ideia é não incluir o limpador de fachadas e incluir no material rodos com extensor. Tiro a palavra risco e coloco esquadria superior externa.

Franklin, eu posso definir que a produtividade da janela superior será 130? Mesmo não colocando como “com risco” ? Ao meu ver, demanda mais esforço por parte do profissional limpá-los com rodo com extensor.

Rosalina, você DEVE estimar a produtividade conforme a realidade. Uma sugestão é verificar como o serviço é realizado hoje e tomar essa referência como parâmetro.

Outra forma é falar com o mercado. Sim, podemos falar com fornecedores antes da licitação. Devemos. Precisamos. Dependemos do mercado pra entender o que não conhecemos. Você pode perguntar a fornecedores como funciona e qual a produtividade média ou o tempo médio estimado para a sua realidade considerando o método pretendido.

Lembre que, se mantiver como está, seu edital dá espaço para que o licitante apresente produtividade diferente da sua, dentro da faixa aceitável, sem precisar comprovar capacidade ou até mesmo ultrapasse essa faixa, tendo, nesse caso, que comprovar a exequibilidade. Então, o licitante pode usar um método diferente do que vc previu ou uma técnica diferente ou materiais ou equipamentos distintos.

1 curtida

Você defende que os fornecedores podem apresentar uma outra técnica para limpar, mas o Assessor Jurídico da União diz que eu tenho que estimar os equipamentos necessários, fazer pesquisa de preços…eu acho que demanda muito tempo para planejar uma licitação e as instruções deveriam ser mais bem feitas. Ficam muitas dúvidas…

Outra coisa que lembrei: o fornecedor, pelo que entendi, queria que eu contratasse limpador de fachada, mas essa pessoa não iria ficar no expediente, viria apenas duas vezes ao ano para limpar. Nos demais dias seriam outras pessoas.

Rosalina, é o seu ETP que está permitindo a condição de que o fornecedor decida como limpar. Veja (cito trechos do seu ETP, que destaquei)

“Ao final, encaminhamos a Planilha de estimativa de custos e formação de preços elaborada pela Equipe de Planejamento, utilizando os índices mínimos de produtividade, como parâmetro para sua elaboração”
“O dimensionamento do número de funcionários para a execução do serviços será de responsabilidade da Contratada
“Deverão ser adotados índices de produtividade por servente em jornada de 8 horas diárias, de acordo com os parâmetros do Anexo VI-B da Instrução Normativa N° 5, de 25 de maio de 2017 e alterações”
“Utilizar índice de produtividade, conforme os parâmetros do Anexo VI-B da Instrução Normativa N° 5, de 25 de maio de 2017”
“Pisos frios: 800 m² a 1200 m2

Como está redigido, você estimou com base na produtividade mínima (em piso frio, 800m2), mas o fornecedor pode formular proposta dentro da faixa aceitável (em piso frio, até 1.200m2) e é responsabilidade do fornecedor dimensionar a equipe. Por lógica, para fazer esse dimensionamento e ter liberdade para ofertar dentro da faixa de produtividade, o fornecedor deve ter liberdade para definir técnicas e metodologia. Se não é esse o objetivo, deve ficar claro no ETP/TR.

Essa limpeza de fachada, no seu caso específico, não compensa essa trabalheira e esforço todo. O impacto é irrisório nos custos e operações contratadas. Por simplificação, eu nem colocaria como área destacada na planilha, apenas estabeleceria a obrigação de fazer essa limpeza uma vez a cada semestre, conforme metodologia a ser decidida pelo fornecedor, sugerindo-se, como possibilidade, a limpeza com rodo telescópico.

Franklin Brasil

Sim, eu concordo, na IN consta isso mesmo, o fornecedor pode apresentar uma proposta com produtividade maior ( resultado de método, equipamento…), mas, ao mesmo tempo temos que colocar a lista e pesquisa de preços dos materiais, esquipamentos. Acredito que vale diferente da lista que colocamos quando, obviamente, vai trazer menos custo. Na verdade, acho que os fornecedores nem lêem direito o que é colocado nos editais.

Neste caso, Rosalina, você pode até exemplificar as técnicas mencionadas pelo Franklin em seu TR, colocando como obrigação da contratada de dispor de meios necessários para realizar aquele serviço na periodicidade. Para os materiais e equipamentos, como a sua demanda será semestral, penso que você deve computar custos de uma das técnicas (consulte o mercado qual é a mais adequada ou recorrente) usando valores de locação de tais equipamentos. A empresa não precisa dispor de andaime, por exemplo, se ela pode locar semestralmente para fazer o serviço. Mas isso você tem que apenas estimar. Quem vai eleger a melhor técnica e colocar seus custos é a própria licitante.

Hélio Souza

1 curtida

Discordar não é só permitido no Nelca. É desejável. Obrigado por apresentar outro ponto de vista, Hélio.

você configurou a coluna preço com moeda? e a coluna área como número?se algumas células estão com configuração diferente o excel considera n casas após a vírgula e dá erro na soma total…