Dados de participantes e propostas (não-vencedores) de licitações 14.133, existe fonte estruturada pós-2023?

Bom dia, pessoal.

Estou montando um pipeline para ingerir dados de licitações federais de forma periódica e vejo que falta o dado de quais empresas participaram da licitação, mas não foram contratadas, bem como dados relativos a isso como os valores etc.

Vejo que antigamente (até 2024), essa informação existia em extremo fácil acesso aqui: Licitacoes | Portal da Transparência

Entretanto, após a atualização para a nova lei, o acesso aos dados se tornou muito mais difícil.

Já verifiquei várias fontes e em todas esbarrei no mesmo problema:

• API Compras.gov.br, módulo Contratações 14.133 (itens e resultado dos itens): só retorna o fornecedor vencedor. Não encontrei nada que liste as propostas por participante.
  • Módulo OCDS (/modulo-ocds/1_releases): no parties[] os roles só vêm como buyer,procuringEntity e tenderer,supplier. O tenderer sempre coincide com o supplier, ou seja, é sempre o vencedor. Baixei o dump em lote inteiro e não encontrei nenhum tenderer que não fosse também supplier.

Dado isso, gostaria de saber:

1. Existe alguma fonte estruturada e aberta com os participantes/propostas dos não-vencedores de 2024 para cá? Qualquer maneira de obter isso já me ajudaria bastante, mesmo que de uma forma mais complicada.
  2. Existe previsão da API de Compras ou do PNCP passar a expor participantes e propostas?

Noto também que antigamente era possível, facilmente e sem nenhum conhecimento técnico, ter acesso a tais dados, como mostrado no link acima, baixando todo o lote mensal em um .csv. Hoje, só com um scriptzinho rodando e batendo dezenas de vezes na api, vasculhando todas as páginas e juntando tudo, que conseguimos obter tais dados.

Obrigado!

Noto também que os endpoints de contratos não permitem retornar um .csv com todos os contratos em um determinado intervalo de tempo, tendo que passar o codigoOrgao. A página anterior dos contratos fora da api não existe mais https://portaldatransparencia.gov.br/download-de-dados/contratos.

Sabem me dizer se existe alguma maneira de obter esses dados?

Esse é um dado fundamental, @Lucas_Ribeiro, que hoje não conseguimos mais obter. Nem no Comprasnet, nem no PNCP.

Eu tenho tentado defender que o PNCP exija a identificação de quem participou de cada processo licitatório, além da identificação dos agentes públicos que atuaram na licitação, o que também seria fundamental.

Precisamos, penso, de um modo de influenciar as decisões sobre a governança e estrutura do PNCP e das plataformas eletrônicas.

Obrigado pelo retorno. Realmente, esse é um dado fundamental que deveríamos ter acesso.