Ajuda sobre levantamento de dados (Dispensa de Licitação)

Prezados, boa tarde!

Alguém pode, por favor, me dar “uma luz”?

Para uma pesquisa, preciso levantar nos sistemas governamentais as contratações realizadas por algumas uasgs, através da modalidade Dispensa de Licitação, com base especificamente no inciso que trata da contratação/aquisição de Produtos para pesquisa e desenvolvimento (Inc. XXI, art 24 da lei 8.666/93 e Alínea c, inciso IV, art 75 da lei 14.133/21).
Alguma indicação de ferramenta ou sistema que conseguiria extrair isso de forma eficiente?

Na oportunidade: esse tipo de Dispensa, quando tratar-se de valores dentro do que corresponde a dispensa de licitação por valor, pode ficar isento do parecer jurídico?

Desde já agradeço toda colaboração.

Monika Marins

1 Like

@Monika,

Especificamente em relação à dispensa da análise jurídica, a Lei nº 14.133, de 2021, quem define isto é a autoridade máxima jurídica, por ato próprio. Portanto, cada ente precisa definir isto para si.

A AGU já editou a ON 69/2021, que vale para quem é assessorado por eles.

Sobre dados de contratação direta, deixo para os mestres @HelioSouza e @FranklinBrasil comentarem.

2 Likes

Na linha do que o Ronaldo já respondeu, para as dispensas de licitação fundamentadas na Lei nº 8.666/93, também há a Orientação Normativa n° 46/2014, da AGU:

SOMENTE É OBRIGATÓRIA A MANIFESTAÇÃO JURÍDICA NAS CONTRATAÇÕES DE PEQUENO VALOR COM FUNDAMENTO NO ART. 24, I OU II, DA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, QUANDO HOUVER MINUTA DE CONTRATO NÃO PADRONIZADA OU HAJA, O ADMINISTRADOR, SUSCITADO DÚVIDA JURÍDICA SOBRE TAL CONTRATAÇÃO. APLICA-SE O MESMO ENTENDIMENTO ÀS CONTRATAÇÕES FUNDADAS NO ART. 25 DA LEI Nº 8.666, DE 1993, DESDE QUE SEUS VALORES SUBSUMAM-SE AOS LIMITES PREVISTOS NOS INCISOS I E II DO ART. 24 DA LEI Nº 8.666, DE 1993.

Sobre a extração de dados dos sistemas de compras do Governo Federal, sugiro utilizar a API de Compras Governamentais ou o DW-Siasg/DW-Comprasnet. O primeiro tem como ponto negativo a frequência de atualização (hoje, tem dados de ABR/22). Já o segundo, a dificuldade é saber quem tem acesso. Verifique com o Cadastrador Parcial do SIASG/SENHA-REDE do seu órgão quem tem esse acesso ao DW-Siasg para solicitar o relatório.

Mas também podemos tentar extrair, se preferir. Basta dizer quais campos você precisa nesta extração. Segue uma prévia, com extração de todas as dispensas no inciso XXI do art. 24 da Lei nº 8.666, dos anos de 2020 para cá. Veja se te ajuda!
Dispensas por inciso.xlsx (605,4,KB)

Hélio Souza

5 Likes

Muito obrigada pela orientação, @ronaldocorrea!

Já estou em contato com a procuradoria do órgão para confirmar se há normativa para esse caso em questão.
Sempre valiosa sua contribuição.

@HelioSouza, muito obrigada pelas instruções!
Tinha descoberto a API de Compras Governamentais no dia anterior mas confesso que até agora não consegui montar a URL de forma adequada a me retornar resultados. Também não tinha me atentado a questão da defasagem na atualização.

Seria isso?
http://compras.dados.gov.br/compraSemLicitacao/v1/compras_slicitacao.csv?{ds_lei=8.666}&{nu_inciso=INCISOXXI}

O relatório que você extraiu tem dados perfeitos. Precisaria apenas que também contemplasse a Lei 14.133/21 ( Alínea c, inciso IV, art 75) e o período a partir de 2014, para analisar dados pré e pós instituição da Lei nº 13.243/16 (Marco Legal da CT&I).

Entrei em contato com nosso Cadastrador Parcial do SIASG/SENHA-REDE para que possa identificar quem na Universidade possui o acesso.

Novamente agradeço muitíssimo a disposição em ajudar.

Monica, os dados da nova lei ainda não estão parametrizados no DW:

Estou tentando descobrir como pedir a parametrização/inclusão de dados dos novos sistemas no DW. De todo modo, extraí com os dados da 8.666 desde 2014, como pediu.

Hélio Souza

Dispensas por inciso.xlsx (2.28 MB)

1 Like

Sobre a API de Compras Governamentais, atualizaram os dados para JUL/22 e uma novidade que incluíram conjunto de dados de contratos antes e depois de 2020 (implantação do ComprasContratos). :slight_smile:

Prosseguindo, a documentação ajuda na construção das requisições, mas tenho notado uma lentidão na resposta e às vezes ocorre erro se o conjunto de dados de retorno for muito grande. Me parece uma questão de infraestrutura do servidor de TIC. Enviei e-mail para o contato indicado na página, indicando o problema de lentidão e erros e me parece que a performance melhorou.

De todo modo, a sua URL está com os colchetes, quando deveria removê-los. Também precisa passar os filtros/parâmetros tal como estão na base. No caso do inciso, é indicado na base como um número e não algarismo romano. Ficaria algo assim:

http://compras.dados.gov.br/compraSemLicitacao/v1/compras_slicitacao.html?nu_inciso=21&dt_ano_aviso_licitacao=2020

Inseri o ano no filtro para ter um conjunto mais reduzido e, consequentemente, resposta mais rápida. Note que usei a resposta em HTML ao invés do CSV que colocou na sua URL, por ser mais adequado para usar/testar no navegador. Porém, para um uso mais amigável dos dados, sugiro abrir um novo documento no Google Planilhas e usar a função IMPORTDATA. Numa célula qualquer, insira a função:

Note que aqui usei CSV e o retorno fica formatado como tabela.

Hélio Souza

2 Likes

@HelioSouza,

Poderia indicar se há documentação disponível dos parâmetros (mapa de campos e tabelas) para cada categoria/método da API?

Vi essa página mas ela não é exaustiva: Métodos da API Compras.gov

Att,

1 Like

Muito obrigada, @HelioSouza!
Inicio analisando os dados com base na Lei 8.666/93 até que o sistema se adeque a nova legislação.

A disponibilização dos campos sobre Contratos é, sem dúvida, mais uma ferramenta útil de consulta.

Havia tentado montar a URL com e sem parênteses ma sempre me resultava erro.
Como o colega Samir pontuou, de fato, se houver uma tabela descritiva de campos, ficará mais assertivo.

Por ex:

• Ao preencher a Lei, insere . / ?
    (ds_lei Texto Não Lei que determina a aplicação da modalidade escolhida para o objeto pretendido)

• Ao colocar a data é no formato ano/mes/dia ou dia/mes/ano?

São pequenos detalhes que, se não estiverem claros, resulta em erro.

É possível que, de fato, minhas tentativas apresentassem erro por não estar mesmo filtrando um pouco mais por ano. Vou tentar sua dica.

Mais uma vez, te agradeço.

1 Like

A documentação completa está disponível em: Dados Abertos - Compras Governamentais

EXEMPLOS:

Esta consulta busca todos os órgãos que contém no nome o texto “rondonia”:
Dados Abertos - Compras Governamentais rondonia

A exibição está para html, mas pode ser mudada para csv, bastando alterar o formato antes do “?”.

http://compras.dados.gov.br/licitacoes/v1/orgaos.csv?nome= rondonia

Esta consulta busca todos os fornecedores de Rondônia:
Dados Abertos - Compras Governamentais

Ou em csv

http://compras.dados.gov.br/fornecedores/v1/fornecedores.csv?uf=RO

Esta consulta exibe os dados específicos do IFRO:

Para csv, siga o mesmo padrão.

UASGs do IFRO

http://compras.dados.gov.br/licitacoes/v1/uasgs.csv?id_orgao=26421

Penalidades aplicadas pelo IFRO

http://compras.dados.gov.br/fornecedores/v1/ocorrencias_fornecedores.csv?id_orgao=26421

ou pela UASG

Lista de Licitações de determinada UASG

http://compras.dados.gov.br/licitacoes/v1/licitacoes.csv?uasg=158148

Detalhes de determinada licitação

Detalhes dos itens de determinada licitação
Dados Abertos - Compras Governamentais (para todos os fornecedores)
Dados Abertos - Compras Governamentais (informar o cnpj para fornecedor específico)

Lista de contratos da UASG

Lista de contratos por licitação

Aditivos e apostilamentos de determinado contrato

Dados de determinado fornecedor

Poderia ter o e-mail, né!?

Fornecedores de determinada linha de fornecimento e porte (útil para afastar ou não licitação exclusiva para ME/EPP)

Lista de linha de fornecimento

ou

Uma lista de todas as empresas de materiais de construção em Rondônia:

Dá para consumir os dados de várias formas. Por hora, vou sugerir no Google Planilhas, que deve usar o formato csv. Abra uma planilha no Drive e numa célula digite: =IMPORTDATA(“http://compras.dados.gov.br/licitacoes/v1/uasgs.csv?id_orgao=26421”),será realizado o carregamento automático dos dados. Isto é muito útil.