Seguinte: estou desenvolvendo um sistema que irá utilizar as APIs do PNCP e do Comprasnet e estou procurando alguma API ou forma de extrair os relatórios das licitações finalizadas.
Alguém sabe como fazer isso? Já estou há três dias tentando encontrar uma alternativa.
Se você encontrar um modo simples e racional de extrair tudo, conta pra gente, por favor!
Eu tenho tentando entender as API do PNCP, mas confesso que abandonei o projeto antes de conseguir algum sucesso.
Pelo que entendi, para compilar tudo, tem que combinar diferentes API.
Em nosso órgão (EBSERH), desenvolvemos diversas ferramentas e planilhas e Painéis voltadas ao apoio às compras públicas, utilizando APIs do Governo Federal. Anteriormente, utilizávamos o DW-SIASG; contudo, esse sistema foi descontinuado em maio de 2025. Desde então, passamos a operar exclusivamente por meio de APIs oficiais.
Abaixo, alguns dos projetos atualmente em uso:
Planilha de Fornecedores: consolidação de dados cadastrais, incluindo e-mails e telefones de mais 70 mil empresas distribuídas por CLASSE, CATMAT LOCALIZAÇÃO dos FORNECEDORES.
Planilha de Atas de Registro de Preços: contempla atas de diversos órgãos públicos, permitindo, quando necessário, a consulta de saldo disponível para adesão; (Obs. Apenas ARP FEDERAIS).
Projeto no GitHub: painel de análise de competitividade voltado para ME/EPP; (Apenas compras FEDERAIS).
Outros projetos e ferramentas complementares.
Permaneço à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Estou na luta aqui para baixar a base de dados dos módulos de preço, tanto de CATSER, quanto de CATMAT. Erros direto na API e pelo menos desde janeiro sem resposta pelo pessoal do Governo Federal. Eu criei também um script no Google Colab que baixa os preços a partir do PDM e adaptei um código da EBSERH, criando um link direto para as disputas, onde consigo baixar os Editais e as propostas vencedoras. Mas ultimamente os sistemas estão lentos demais. Talvez muita gente tentando acessar para criar aplicativos para vender para os trouxas na internet.
Bom dia, realmente está complicado as APIs. Estou tentando montar um sistema com dashboard com dados do PCA conforme digito a UASG do órgão e nesse mesmo sistema ter uma aba das Atas de Registro de Preço também conforme uma lista pré-definida para mostrar a vigência. Porem no Swagger coloco as métricas correta e o resultado é sempre “0”
1°Sim, Envie solicitando acesso para: sccen@ebserh.gov.br e ucl.hulw-ufpb@ebserh.gov.br.
2° Sim, as maioria das informações vem do Portal Nacional de Dados Abertos atraves de API.
Exemplo ACESSE o link: Atas de Registro de Preço (Federais).xlsb que trata de Atas de Registro de Preço Federais para realizar analise e solcitação de adesão. Obs: O link esta compartilhado apenas no modo “exibição”. O acesso está liberado até dia 03/04/26. Use a senha: 1 2 3 para acessar a planilha ARP_FEDERAIS.