Prezados,
Em pregão eletrônico em andamento a licitante registrou lance com valor errado em um item que compõe o grupo. Somente na fase de julgamento, ela solicitou a correção da sua proposta, m razão deste equívoco.
Acatando a correção, a licitante se mantém como melhor classificada entre as demais participantes do certame e com o valor abaixo do estimado para o grupo, porém, o sistema não permite esta negociação de valor, uma vez que a negociação teoricamente se daria para melhorar o valor atual, e não “aumenta-lo” como seria para a situação em evidência.
Alguém teria uma solução para que pudéssemos acatar o pedido de correção? E registro do valor correto no sistema?
Nunca tinha pensado nessa possibilidade, acredito que seja possível a correção apenas se a empresa mantiver o valor de sua proposta, jamais para elevar o valor de uma proposta já apresentada.
Caso contrario, seria muito fácil ela aplicar um erro proposital e depois de sagrar-se vencedora, tentar melhorar seu preço.
Pense assim…
um objeto de 150mil
a empresa apresenta proposta de 100mil de forma errada
eu que estou participando, com o preço de 140mil perco o interesse na disputa, pois meu preço limite seria 110mil. e o preço da disputa já esta abaixo do meu limite.
após eu ser desestimulado da disputa a empresa que ofereceu o valor de 100mil corrige sua proposta a um valor de 120~130mil.
ela vai continuar em primeiro… mas vai ter frustrado a disputa
e aplicado um prejuízo considerável ao preço final da disputa.
Olá, @Mariana_Lira !
Acredito que você está diante de um erro insanável. Vale destacar que nos modelos de editais da AGU consta:
“Os preços ofertados, tanto na proposta inicial, quanto na etapa de lances, serão de exclusiva responsabilidade do licitante, não lhe assistindo o direito de pleitear qualquer alteração, sob alegação de erro, omissão ou qualquer outro pretexto.”
Obrigada a todos!
Desclassificamos a empresa e como não houveram outras propostas aptas, repetiremos o certame.