Controle de Saldos da ARP

Prezados,
Gostaria muito de saber o direcionamento correto em relação à seguinte questão envolvendo ARP, conforme este exemplo:
A.R.P.: 10.000 resmas. Vencimento da Ata em Dezembro/2021
1º requisição feita pelo órgão gerenciador: 4.000 resmas para 6 meses. Prazo até Junho/2021.
Adesão por parte de órgão não participante: 5.000 resmas (50%)
O órgão gerenciador precisa abrir uma nova requisição de fornecimento a partir de Setembro/2021. Qual o quantitativo disponível para uma nova requisição por parte do órgão gerenciador?

Em relação ao controle de saldo, estamos nos deparando com duas correntes de entendimento e ninguém se entende.
1ª. 10.000 resmas da Ata (-) 4.000 resmas da 1ª requisição do órgão gerenciador (=) 6.000 resmas disponíveis para a próxima requisição do órgão gerenciador.

2ª. 10.000 resmas da Ata (-) 4.000 resmas da 1ª requisição do órgão gerenciador (-) 5.000 resmas da Adesão (=) 1.000 resmas disponíveis para a próxima requisição do órgão gerenciador.

Por favor, poderiam me dar um embasamento correto e, se possível, indicando artigo, fonte, etc.

Agradeço a atenção e estou muito feliz por ter encontrado esse espaço que tem me agregado muita informação e conhecimento.

1 Like

A resposta correta é do 1° entendimento. Ou seja, na ata tem 10mil resmas e já empenhou 4mil…saldo do gerenciador é de 6mil resmas.

Os saldos do gerenciador e carona não se confundem, isto é, são separados.

1 Like

Muito obrigada, Dilson!