Pessoal, gostaria de abrir uma discussão sobre a modelagem de contratações envolvendo outsourcing de impressão associado à cessão/concessão de espaço para serviços de reprografia e papelaria em instituições públicas, especialmente em instituições de ensino.
Tenho observado que muitos órgãos possuem simultaneamente:
-
demanda institucional de impressão corporativa (outsourcing de impressão);
-
necessidade de atendimento à comunidade acadêmica com cópias, digitalizações e encadernações.
No entanto, percebo a possiblidade de diferentes estratégias de contratação e gestão, por exemplo:
-
contratos separados (outsourcing + concessão de espaço);
-
outsourcing com central reprográfica interna;
-
cessão onerosa de espaço com contrapartidas para atendimento institucional;
Gostaria de ouvir experiências dos colegas sobre alguns pontos:
-
Existe integração entre a impressão institucional e o atendimento ao público/alunos?
-
Como são tratados seria a segregação entre uso institucional e comercial?
-
Existe algum apontamento da procuradoria, auditoria interna ou TCU sobre o essa demanda integrada?
-
Alguém já utilizou modelo em que a empresa explora o espaço e, como contrapartida, atende parcialmente a demanda institucional?
A ideia é trocar experiências sobre:
-
boas práticas;
-
riscos jurídicos;
-
sustentabilidade econômica;
-
governança contratual;
-
e modelos que têm funcionado na prática.
Qualquer contribuição será bem vinda!