Compra de licença de software direto do exterior. Sem representante nacional

Olá pessoal. Estou com muitas dúvidas na compra de licença de um software específico. O objeto é a compra de uma licença para uso de um plugin para a plataforma Wordpress na versão premium. É relativamente barata a compra. Em contato com o fabricante, fui informado que eles não têm representante e revenda no Brasil e, de fato, minha busca pela internet só encontrou alguns sites duvidosos no Brasil vendendo “licenciados sob a Licença GPL”, provavelmente sem o suporte que o requisitante precisa. Sendo assim, a opção mais segura seria comprar direto com o fabricante, mas provavelmente só aceitará cartão de crédito internacional.

Consegui encontrar um procedimento de compra bem parecido no PNCP: link pncp, que demonstra que tem órgãos que conseguem realizar a compra desta forma, porém ficam muitas dúvidas, pois não sei o que o órgão pede para o fornecedor, forma de pagamento, quais os documentos enviam e recebem, quais são utilizados como comprovante de compra na ausência de nota fiscal… etc.

Considerando que a compra será feita por uma Câmara Municipal, e que este órgão é conveniado com a Caixa Econômica Federal e que não há cartão corporativo, gostaria de saber se alguém pode orientar se seria possível a concretização de compra nos moldes da Lei 14.133/21 e se alguém tem alguma experiência para compartilhar.

Agradeço desde já.

@Americo_H,

A compra da Universidade de Campinas, que você mencionou, foi realizada por inexigibilidade com base no caput do Art. 74 da Lei 14.133. Sendo assim, s.m.j, o órgão não precisou demonstrar a inviabilidade de competição mediante atestado de exclusividade, contrato de exclusividade, declaração do fabricante ou outro documento idôneo.

Minha sugestão é que você entre em contato com a equipe responsável na Universidade para entender como se deu a comunicação com o fornecedor (se pedir uma experimentação de 15 dias, certamente irão entrar em contato, possivelmente em português) e tirar dúvidas sobre a instrução do processo. Se não conseguir resposta, pode tentar via lei de acesso à informação ao processo 01.P.31532/2024.

O número processo consta na Nota de Empenho utilizada em substituição ao contrato, devido ao baixo valor. A nota e o termo de referência estão no PNCP.

Olá Diego, muito obrigado pela contribuição! Vou considerar esse caminho.