Como seu órgão pública trata certificação de T.I. para promoção horizontal de servidores da T.I.?

Olá! Estou buscando informações sobre outros órgãos públicos sobre como (e se) consideram um certificação do servidor da área de T.I. para efeitos de valorização da carreira.

Para evitar ambiguidades, quando falo “certificação” me refiro exclusivamente à comprovação mediante prova exercida pelo profissional, atestando que contém no mínimo os conhecimentos mínimos exigidos para a prova. É, por este motivo, um fator extremamente observado no mercado privado para conferir se o profissional tem conhecimentos mínimos buscados, ou seja, a certificação torna o profissional muito valioso para as empresas. Exemplos de certificação são os da Amazon Web Services (AWS), da Linux Foundation e muitos outros.

Seu órgão público, ou outro órgão público de seu conhecimento, leva em consideração essas certificações para valorização do profissional? Se sim, pode me informar como ou indicar os atos normativos ou leis que orientam o processo e regras?