Comandos de inteligência artificial para análise de documentos

Obrigado por compartilhar sua experiência, @Player478

Esses prompts mais detalhados tendem mesmo a gerar produtos melhores.

Dia desses indiquei aqui o canal de um amigo do TCEMT, nesse tópico

Indicação: Inteligência Artificial na prática

O que o Vitor sugere no vídeo que indiquei é muito parecido com o que você sugere, @Player478

A fórmula que ele sugere é: Persona + Contexto + Tarefa + Formato + Exemplo + Tom

Eu costumo usar menos esse formato, porque identifiquei que os modelos mais recentes de IA, como o Gemini 2.5 e o GPT 4o tendem a entender bem melhor as minhas pretensões, com menos comandos, especialmente se estou trabalhando em algum modo de ‘Projeto’ (GPT) ou ‘Gem’ (Gemini) em que é possível calibrar a IA com arquivos e instruções específicas e o algoritmo armazena o histórico de conversas para entender melhor o usuário.

De qualquer forma, usar a fórmula do prompt mais longo e detalhado pode ser combinado com a técnica do metaprompt, pedindo que a própria IA elabore um prompt detalhado, usando a fórmula pretendida. A gente só precisa fazer ajustes de refinamento.

Tenho notado um interesse crescente pelo uso de IA na atuação em compras públicas. Há muito espaço para incorporar essas novas ferramentas na rotina de licitações e contratos.

Fico muito entusiasmado que a gente possa trocar experiências e crescer juntos em mais essa frente de conhecimento.

4 curtidas