Ajuda para estimar custos de manutenção corretiva de MEV

Prezados colegas, bom dia.

Estou precisando da colaboração de vocês para esclarecer uma dúvida técnica relacionada à manutenção de Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Trabalho com processos de contratação pública regidos pela Lei 14.133/2021, e estamos tratando da contratação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva de um equipamento MEV, por inexigibilidade, dada a natureza específica e restrita dos prestadores especializados.

Minha dúvida principal é sobre a manutenção corretiva.

Como sabemos, a manutenção preventiva é passível de estimativa de custo porque envolve procedimentos periódicos já definidos pelos fabricantes ou pelas empresas especializadas (como limpeza, calibração, troca de peças de desgaste, ajustes etc.). Entretanto, estou tendo dificuldades em estimar o valor da manutenção corretiva, pois envolve falhas imprevistas, peças que podem variar bastante de preço e complexidade de mão de obra.

Gostaria de perguntar, de forma humilde, se alguém poderia me orientar sobre:

Como costuma ser feita a estimativa de valor para manutenção corretiva de MEV quando se está elaborando uma contratação que exige previsão orçamentária?
Existe algum método ou prática de mercado, como percentual sobre o valor do equipamento, ou média histórica de ocorrências, que possa servir de base para a estimativa?
Há alguma norma técnica ou procedimento recomendado (ABNT, ISO ou outra) que trate especificamente da manutenção preventiva e corretiva de MEVs ou de equipamentos de instrumentação analítica em geral?
Nos contratos em que atuam, os colegas costumam prever um valor máximo ou teto para manutenções corretivas, mesmo sem saber quais peças ou serviços serão necessários?

Desde já, agradeço muito a atenção e qualquer esclarecimento que possam compartilhar. Reconheço que o tema é bem específico e estou aberto a qualquer orientação ou indicação de material técnico ou normativo que possa me ajudar a elaborar essa estimativa de forma responsável e aderente à legislação.

Olá, @suedescr

Sugiro buscar editais similares na ferramenta busca textual de editais

Se buscar por <corretiva equipamentos laboratório> vai encontrar vários editais.

É comum nesse mercado estipular percentual do valor de reposição do equipamento como teto de gasto com manutenção, tipo 10% ao ano. Ou seja, se equipamento custa 100.000 para comprar novo, seria estimado 10.000 por ano para manter. Há publicações especializadas sobre isso.

1 curtida