Sou responsavel pelo Gestão de acesso ao portal de compras aqui da minha secretaria, alterei o perfil da minha chefia para homologadora de pregão, mas na hora de homologar está pedindo token.
Se for licitação pelas leis antigas (com a indicação “legado”) vai exigir token para os atos do pregoeiro e da autoridade competente. Só os certames pela nova lei não precisam de token para esses agentes praticarem os atos.
Obrigado Alex. então, saberia me dizer como será essa alteração? será de forma automática dentro do portal? por que faço o login com meu usuário no perfil de homologador de pregão e pede o token
Não sei bem como te ajudar nesse momento… precisava ver onde está tentando acessar, de qual forma, e como está aparecendo essa restrição.
Na página de acesso, em geral, ele não pede token. Ele deixa entrar no perfil Governo com usuário e senha. O acesso só é direcionado para token se o token estiver conectado. Link https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp
No entanto, pode ser algo relacionado a perfis no sistema, e aí precisa confirmar junto ao cadastrador do seu órgão. Existem inúmeros perfis, e pode ser (não tenho certeza) que tenham perfis diferentes de homologador, um para cada regramento, e que você só esteja habilitado como homologador em um desses perfis, referente à lei antiga.
Você disse que seu perfil é de homologador de pregão, e acho que esse perfil é só para a lei antiga. Para a nova lei, salvo engano, o perfil de homologador tem outra descrição (pois serve para pregão e concorrência).
Sei que quando entro no sistema Compras.gov para licitações pela nova lei, que não precisa token, mesmo sem esse dispositivo estar inserido no computador, aparece o pop-up :
Eu desconsidero e acesso normalmente só pelo meu cpf e senha do SIASG.