Acesso ao Comprasnet sem token

Prezados, bom dia

O agente de contratação consegue acessar o comprasnet e operar pregão eletrônico sem token, apenas com login e senha?

Estamos começando a usar o comprasnet e temos essa dúvida.

Se puderem responder, será de muita ajuda.

Obrigada.

2 Likes

Procedimentos a serem realizadas pela nova lei de licitações no sistema Compras.gov.br, não exigem mais uso do token.

4 Likes

Olá. Bom Dia Leah!!

Sou responsavel pelo Gestão de acesso ao portal de compras aqui da minha secretaria, alterei o perfil da minha chefia para homologadora de pregão, mas na hora de homologar está pedindo token.

Sou de Porto Velho, estado de Rondonia.

Desde já agradeço a atenção.

Se for licitação pelas leis antigas (com a indicação “legado”) vai exigir token para os atos do pregoeiro e da autoridade competente. Só os certames pela nova lei não precisam de token para esses agentes praticarem os atos.

2 Likes

Obrigado Alex. então, saberia me dizer como será essa alteração? será de forma automática dentro do portal? por que faço o login com meu usuário no perfil de homologador de pregão e pede o token

Não sei bem como te ajudar nesse momento… precisava ver onde está tentando acessar, de qual forma, e como está aparecendo essa restrição.

Na página de acesso, em geral, ele não pede token. Ele deixa entrar no perfil Governo com usuário e senha. O acesso só é direcionado para token se o token estiver conectado. Link https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp

No entanto, pode ser algo relacionado a perfis no sistema, e aí precisa confirmar junto ao cadastrador do seu órgão. Existem inúmeros perfis, e pode ser (não tenho certeza) que tenham perfis diferentes de homologador, um para cada regramento, e que você só esteja habilitado como homologador em um desses perfis, referente à lei antiga.

Você disse que seu perfil é de homologador de pregão, e acho que esse perfil é só para a lei antiga. Para a nova lei, salvo engano, o perfil de homologador tem outra descrição (pois serve para pregão e concorrência).

Sei que quando entro no sistema Compras.gov para licitações pela nova lei, que não precisa token, mesmo sem esse dispositivo estar inserido no computador, aparece o pop-up :
image

Eu desconsidero e acesso normalmente só pelo meu cpf e senha do SIASG.

2 Likes